BUSCAR
BUSCAR
Reconhecimento
Instituições do RN recebem comendas Zilda Arns e Dom Hélder Câmara
Indicadas pelo senador Styvenson, instituições vão receber homenagem do Senado Federal

10/12/2019 | 19:44

As instituições Núcleo de Amparo ao Menor (Nam) e a Comunidade Terapêutica Nova Aliança, indicadas pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) para receber as comendas de notoriedade nacional oferecidas pelo Senado Federal, tiveram as solenidades marcadas para esta terça-feira, 10, e quarta-feira, 11.

“Esta solenidade é um momento muito especial de reconhecimento do trabalho bem feito dessas instituições. Menos da metade das sugestões que chegaram nos Conselhos foram aceitas e fiquei feliz com a aceitação das nossas indicações”, ressaltou o senador.

O Núcleo de Amparo ao Menor (Nam) em funcionamento há mais de duas décadas atua no bairro de Felipe Camarão, em Natal, trabalhando as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com 500 meninos e meninas, entre crianças e jovens, e foi indicada para a Comenda Zilda Arns. Esta Comenda foi instituída pelo Senado em 2017 para agraciar pessoas ou instituições que desenvolvam, no Brasil, ações destinadas à proteção da criança e do adolescente.

“Agradecemos ao senador Stevenson que indicou o nome da nossa instituição para tecer essa homenagem. É uma grande honra para nós e também um estímulo para o nosso trabalho. Acredito que essa comenda vai nos abrir muitas portas”, disse uma das fundadoras da instituição, a advogada Eunice Matias.

Já a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, instituída em 2008, é entregue anualmente à personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil. A Comunidade Nova Aliança, indicada pelo senador potiguar, mantém hoje 60 internos em busca de recuperação da dependência química. A Comunidade recebeu, recentemente, após atender todas as exigências legais, licença para o trabalho com adictos e, além das atividades diárias, faz um trabalho semanal de estímulo à saída do vitimismo e reinserção social, com estímulo ao empoderamento cidadão.

“O senador Styvenson conhece nossa realidade e sabe das dificuldades diárias que enfrentamos para realizar esse trabalho. Colocar em prática os verdadeiros valores humanos e receber uma homenagem desta nos faz ganhar fôlego extra para seguir em frente. Lidar com pessoas que além da sociedade, são excluídas pela própria família, é um desafio diário”, afirmou o presidente da Comunidade, Murilo Vieira.

Solenidades terão transmissão ao vivo pela TV Senado, por meio do link: https://www12.senado.leg.br/tv#/canais.asp

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.