BUSCAR
BUSCAR
Webinar
Importância de parques urbanos na retomada do turismo é discutida em Natal
Secretário de Turismo de Natal, Joham Xavier, enfatizou a relevância do Parque da Cidade
Redação
05/06/2020 | 14:49

No momento de incertezas causadas pela pandemia da Covid-19, a importância dos parques urbanos na retomada do turismo em Natal foi tema de Webinar realizada na manhã desta sexta-feira (5), dia em que se comemora internacionalmente o Dia do Meio Ambiente. 

O evento online foi transmitido ao vivo pelo youtube da Prefeitura de Natal e contou com a participação de representantes dos setores público e privado e da população por meio de interação via chat. 

Participaram do seminário os secretários de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, de Turismo (Setur), Joham Xavier, o diretor da Luck Receptivos, George Costa  e como mediadora a professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Andrea Dantas. 

O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo de forma significativa tanto na parte de biomas e floras, quanto na parte de fauna. A riqueza dos espaços ambientais – parques urbanos – estão lotadas em todos os estados do País . É nele que são oferecidos um contato com a natureza dentro da cidade, além de diversas atividades que podem ser oferecidas para os visitantes. 

O secretário de Turismo de Natal, Joham Xavier, enfatizou a relevância dos parques urbanos de Natal, que podem ser utilizados na retomada do turismo. “O Parque da Cidade, por exemplo, precisa ganhar mais infraestrutura turística para abrigar  as pessoas que vêm conhecer Natal”, diz.

Nos parques, os turistas podem relaxar, praticar esportes e socializar de forma segura.  Um dos principais entraves enxergados pelos especialistas no assunto neste momento para se retomar o turismo, é a pandemia da Covid-19. Assim que passar esse momento difícil, será preciso traçar um planejamento da retomada das atividades econômicas.

“Os turistas quando chegam à cidade vão logo conhecer as praias. Quando o Rio Grande do Norte retomar as suas atividades econômicas, será feito um estudo para divulgar os parques de Natal e se tornar abrigo do turismo. Precisamos vender a ideia do parque para o próprio natalense e riograndense, que ainda não tem explorado nossas riquezas ambientais”, acrescenta Xavier.

Em meio ao debate, houve intervenções da população por meio dos comentários da live, sugerindo que as agências turísticas incluíssem o Parque da Cidade dentro do roteiro turístico na hora que fossem apresentar a cidade, dessa maneira iria gerar o fomento a economia do estado. Além da proposta da inclusão do turismo Birdwatching que é a prática de observação de aves, também, no Parque da, devido a grande biodiversidade de avifauna do local.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, agradeceu a participação de todos e convidou a população para continuar participando das demais atividades da Semana do Meio Ambiente, que se encerram neste sábado (6). “Logo mais tarde, conto com a audiência de vocês no podcast, falando sobre o assunto que permeia o nosso cotidiano, a pandemia do novo Coronavírus e sua relação com o meio ambiente”, finalizou.

Um destaque na programação de amanhã é mostra fotográfica virtual “Passarinhada do Parque”, que será aberta no Instagram e Facebook e traz um acervo das espécies de pássaros encontradas no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. Permitindo também que o internauta possa ouvir o canto das aves e saber mais curiosidades sobre elas. Confira a programação completa aqui.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.