BUSCAR
BUSCAR
Tecnologia e inovação
IMD e Huawei oferecem capacitação online e gratuita para Inteligência Artificial
Projeto oferece 360 vagas com aulas online, com início em 31 de agosto
Redação
12/08/2020 | 15:46

Com o intuito de estreitar laços internacionais e promover formação tecnológica gratuita e de qualidade, professores do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e de outros departamentos da universidade participam de um projeto que oferecerá, a partir do dia 31 de agosto, cursos de capacitação online de tecnologias tecnologias utilizadas pela gigante chinesa Huawei.

Intitulada “Academia Autorizada Huawei para Ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação”, a iniciativa prevê a oferta de 360 vagas gratuitas, distribuídas em dois cursos: o de sobre Inteligência Artificial (IA), com 120 vagas, e o HCIA Routing & Switching (R&S), com 240, ambos centrados nas soluções que a Huawei utiliza em seus equipamentos. Cada um contará com quatro turmas, conduzidas ao longo dos meses de setembro até dezembro deste ano.

Para participar, não é necessário ter diploma de graduação ou de curso técnico, basta que o candidato comprove, por meio de processos seletivos, ter conhecimento sobre as temáticas de cada curso. Os links para as inscrições online, bem como os detalhes das seleções – que acontecerão quatro vezes ao longo do ano, uma para cada turma – serão divulgados em breve no portal do IMD.

Segundo o professor Augusto Neto, docente do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) e coordenador no projeto HAINA, a proposta é promover capacitações para formar mão de obra especializada nas soluções da Huawei – empresa multinacional que atualmente concorre pela liderança do uso da tecnologia 5G ao redor do mundo.

“O interesse da empresa é capacitar pessoas que tenham os conhecimentos dessas tecnologias que a empresa disponibiliza, bem como seus produtos. Qualquer um que tenha conhecimento nesses assuntos, independentemente de onde vivem no Brasil, podem participar dos cursos. Mas a prioridade é para alunos e egressos das universidades do RN”, afirma Augusto Neto.

As formações também oferecerão a possibilidade do aluno receber prova de certificação gratuita, contanto que o candidato obtenha destaque na turma e posicione-se entre os 40 melhores do curso R&S ou entre os 36 mais bem avaliados no de IA. As aulas, que somarão 45h, acontecerão virtualmente, de modo síncrono (interativo) e assíncrono, e serão conduzidas por docentes da UFRN.

Parceria

A parceria entre a Universidade e a Huawei é decorrente da articulação da empresa Sustentec, instituição de Campina Grande (PB) que oferece interação entre academia e indústria. Além da UFRN, instituições de ensino de outros estados também conduzem projetos com a multinacional chinesa, como é o caso das Universidades Federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), de Alagoas (UFAL), do Ceará (UFC), entre outras.

A UFRN também recebeu o certificado “Huawei ICT Academy”, documento que torna a Universidade apta para a operacionalização da iniciativa junto à empresa chinesa. A mesma certificação foi concedida à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

No Brasil, a Huawei está sediada na cidade de São Paulo e é hoje uma das maiores líderes de desenvolvimento tecnológico do mundo. A gigante emprega mais de 194 mil pessoas ao redor de 170 países e regiões, o que faz a instituição chinesa servir a mais de 3 bilhões de pessoas em todo o planeta.

IMD

A iniciativa da Huawei junto à UFRN está sediada no IMD. Além de Augusto Net, responsável pelo curso R&S, e Anne Canuto, docente coordenadora do curso de IA, outros colaboradores de diferentes departamentos da Universidade estão envolvidos no projeto, como é o caso dos professores Marcos Madruga, Roger Immich, Ramon Fontes, Wellington de Souza e Vicente Sousa.

Ao longo desse mês, o projeto estará em fase de planejamento, momento em que os envolvidos se empenham na organização de todo o conteúdo das aulas, bem como na produção do material didático digital.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.