BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Hospitais privados do RN não podem recusar pacientes com covid-19, diz Sesap
Secretaria Estadual de Saúde Pública determinou nesta terça-feira (24) que unidades hospitalares das redes privada e filantrópica tenham planos de contingência para pacientes infectados com o novo coronavírus
Redação
24/03/2020 | 16:35

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) determinou nesta terça-feira (24) que unidades hospitalares das redes privada e filantrópica de atendimento no Rio Grande do Norte tenham planos de contingência para pacientes acometidos com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a Sesap, as unidades privadas e filantrópicas não podem recusar atendimento para pacientes com a nova doença. Também está proibida a transferência para os hospitais de referência da rede pública

A medida está em uma portaria publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do Estado (DOE). De acordo com a Sesap, a medida visa impedir superlotação das unidades públicas de saúde destinadas ao atendimento dos casos de covid-19.

Ainda de acordo com a Sesap, a ocorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus faz surgir a necessidade de aprimorar os serviços de assistência em saúde. A obrigação de os hospitais privados em atender pacientes de covid-19 regulamenta, no âmbito do Rio Grande do Norte, através da lei federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus.

Segundo dados do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES), do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte tem 36 hospitais com capacidade de internação.  

A portaria diz que a transferência de pacientes para a rede pública ocorrerá apenas em casos excepcionais, com a devida justificativa médico assistencial. A transferência deverá ser regulada pelas Centrais de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.