27/03/2020 | 18:45
Os governadores do Nordeste decidiram nesta sexta-feira (27) formar uma frente de combate ao coronavírus e um plano de crise sem a participação do governo federal.
Em carta aberta, que foi assinada pelos nove governadores da região, os gestores afirmam que irão continuar “orientados pela ciência e pela experiência mundial”.
O objetivo do plano de crise é fortalecer a integração regional e viabilizar ações para “salvar vidas” e amenizar os impactos negativos para a economia dos estados. No entanto, o documento não informa que medidas práticas serão tomadas pelos governadores nordestinos.
O manifesto é o de uma reunião por videoconferência realizada pelos chefes dos executivos estaduais.
“Na ausência de efetiva coordenação nacional, que deveria ser assumida pelo Governo Federal, em articulação com os demais entes federativos, buscaremos avançar na integração regional e com as demais regiões, mobilizados pelo objetivo de salvar vidas e amenizar os impactos negativos sobre a economia dos estados. Acreditamos também que o Congresso Nacional tem papel decisivo no atual momento da vida brasileira”, afirmam.
Ainda de acordo com o documento, os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe), manifestam “profunda indignação” com a postura do governo federal, que “contraria a orientação de entidades de reconhecida respeitabilidade, como a OMS”.
“Manifestamos nossa profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria a orientação de entidade de reconhecida responsabilidade, como a OMS – que indica o isolamento social como melhor forma de conter o avanço do coronavírus -, e promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa represnenta um verdadeiro atentado à vida”
Leia a carta dos governadores do Nordeste:

