BUSCAR
BUSCAR
Postura
Governadores do Nordeste repudiam Bolsonaro e anunciam plano de crise contra o coronavírus
Em carta aberta, que foi assinada pelos nove governadores da região, os gestores afirmam que irão continuar “orientados pela ciência e pela experiência mundial”
Redação
27/03/2020 | 18:45

Os governadores do Nordeste decidiram nesta sexta-feira (27) formar uma frente de combate ao coronavírus e um plano de crise sem a participação do governo federal.

Em carta aberta, que foi assinada pelos nove governadores da região, os gestores afirmam que irão continuar “orientados pela ciência e pela experiência mundial”. 

O objetivo do plano de crise é fortalecer a integração regional e viabilizar ações para “salvar vidas” e amenizar os impactos negativos para a economia dos estados. No entanto, o documento não informa que medidas práticas serão tomadas pelos governadores nordestinos.

O manifesto é o de uma reunião por videoconferência realizada pelos chefes dos executivos estaduais.

“Na ausência de efetiva coordenação nacional, que deveria ser assumida pelo Governo Federal, em articulação com os demais entes federativos, buscaremos avançar na integração regional e com as demais regiões, mobilizados pelo objetivo de salvar vidas e amenizar os impactos negativos sobre a economia dos estados. Acreditamos também que o Congresso Nacional tem papel decisivo no atual momento da vida brasileira”, afirmam.

Ainda de acordo com o documento, os governadores  Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte) e Belivaldo Chagas (Sergipe), manifestam “profunda indignação” com a postura do governo federal, que “contraria a orientação de entidades de reconhecida respeitabilidade, como a OMS”.

“Manifestamos nossa profunda indignação com a postura do Governo Federal, que contraria a orientação de entidade de reconhecida responsabilidade, como a OMS – que indica o isolamento social como melhor forma de conter o avanço do coronavírus -, e promove campanha de comunicação no sentido contrário, estimulando, inclusive, carreatas por todo o país contra a quarentena. Este tipo de iniciativa represnenta um verdadeiro atentado à vida”

Leia a carta dos governadores do Nordeste:

image 2
Governadores do Nordeste repudiam Bolsonaro e anunciam plano de crise contra o coronavírus
image 3
Governadores do Nordeste repudiam Bolsonaro e anunciam plano de crise contra o coronavírus
Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.