BUSCAR
BUSCAR
Restauração
Forte dos Reis Magos deve ter obras concluídas até o final do ano
Governo do Estado espera retomar serviço após a assinatura de Termo de Ajustamento de Gestão com MPRN, TCE e a empresa responsável pela obra
Redação
17/02/2020 | 02:00

A Fortaleza dos Reis Magos, localizada na Praia do Meio da cidade de Natal, deve ter obra de restauração concluída até o final deste ano, segundo secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo, Fernando Mineiro. O local está interditado desde dezembro de 2018.

Atualmente, o projeto Governo Cidadão, responsável pelo local, pretende firmar Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) com o Ministério Público do Rio Grande do Norte e o Tribunal de Contas do Estado para que a empresa contratada (PS Construções) retome a obra – hoje orçada em R$ 3,9 milhões.

“A ordem de serviço foi assinada em outubro de 2018, com previsão de entrega para novembro de 2019. Entretanto, até agora somente 7,5% das obras foram concluídas, porque entraves contratuais e estruturais do restauro impediram o andamento conforme o cronograma previsto”, disse Fernando Mineiro.

A pactuação do TAG está em processo de tramitação e assim que seja finalizada, a empresa terá até o final do ano para concluir a obra.

A intervenção do imóvel tombado vai manter as características espaciais e construtivas originais, preservando os valores atribuídos ao imóvel no processo de tombamento. Desde os diferentes tipos de argamassa que estão sendo utilizados na fase de consolidação do reboco, variedade produzida no próprio laboratório da empresa responsável pela reforma, assim como os cristais de cal, seguem parâmetros para que toda a estrutura continue sendo o mais verossímil.

Em maio de 2017, a Fortaleza dos Reis Magos retornou à gestão do Governo do Estado. Antes disso, o sítio histórico era de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN).

O Forte dos Reis Magos é um dos pontos turísticos e históricos mais importantes da cidade de Natal. Construído em 1598, a edificação militar foi feita para proteger contra novas invasões, durante o período de colonização do Brasil. Desde 2018, o local está fechado para restaurar o espaço e reverter o processo de deterioração.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.