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Finanças
Fiern e Fecomércio mudam rotina para se adaptar ao coronavírus
Todo o atendimento a alunos, clientes, público em geral e empresários passou a ser prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, pelos telefones e virtualmente
Redação
08/05/2020 | 04:13

Com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, tanto os sistemas que compõem a Federação da Indústria do Rio Grande do Norte (Fiern), quanto à Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio), reduziram, desde o último dia 15 de abril, a jornada de trabalho e os vencimentos de seus funcionários em 25% por três meses.

A decisão de caráter econômico obedece a Medida Provisória 936/2020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e trata da aplicação de medidas trabalhistas complementares para o enfrentamento do estado de calamidade pública decorrente da pandemia.

Desta forma, a Casa da indústria, sede do Sistema FIERN, passou a funcionar somente das 8h às 14h. Já as Unidades do SESI no RN passaram a trabalhar da seguinte forma: as SESI Clínicas com atendimento interno das 7h às 13 em Natal e Mossoró, e externo nas indústrias, das 6h30 às 18h30, em Natal, e das 6h30 às 12h30, em Mossoró.

Já o SENAI passou a funcionar temporariamente com horários distintos em suas unidades. Em Natal, o CTGAS/ISI-ER e o CET Clóvis Motta o expediente é das 8h às 14h, já o CET Flávio Azevedo, localizado na Zona Norte da capital, funciona das 12h às 18h e o CET Ítalo Bologna, em Mossoró, das 7h às 14h e das 16h às 22h.

No CET Aluízio Bezerra, na cidade de Santa Cruz, o funcionamento acontece das 7h30 às 13h30.

O SESI e o SENAI estão com as aulas suspensas em todas as escolas de sua rede, na capital e no interior do estado.

Já a Fecomércio (Sesc e Senac), atendendo recomendação do seu Comitê Interno de Gestão de Crises, desde o dia 23 de março, colocou em home office o trabalho de 80% de toda a força de trabalho de seus cerca de 1.000 colaboradores em todo o estado, reduzindo em 25% por três meses as jornadas de trabalho e salários.

Todo o atendimento a alunos, clientes, público em geral e empresários passou a ser prestado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, pelos telefones e virtualmente pela internet e por meio das redes sociais das três instituições.

Nos casos dos restaurantes Sesc Rio Branco (Natal) e Mossoró, foram suspensos os serviços de buffet, com funcionamento no modelo de “quentinhas”, retiradas pelos comerciários e usuários nos locais.

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