BUSCAR
BUSCAR
Sinal Vermelho
Fátima participa do lançamento de campanha contra violência doméstica
Ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com farmácias de todo país para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a pedirem socorro durante a pandemia
Redação
14/08/2020 | 18:10

A governadora Fátima Bezerra participou do lançamento virtual no Rio Grande do Norte da campanha “Sinal Vermelho”, a convite do Tribunal de Justiça do RN (TJRN), na manhã desta sexta-feira (14). A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com farmácias de todo país para auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a pedirem socorro durante a pandemia da Covid-19. Até o momento, quase 100 farmácias já aderiram à campanha no estado.

Nos últimos meses, o confinamento e o distanciamento social agravaram a situação das mulheres, que ficaram mais expostas à violência doméstica. “Essa campanha é extraordinária. Não podemos deixar a violência contra as mulheres se naturalizar. Não tínhamos aqui no Rio Grande do Norte delegacias que funcionassem 24h, agora temos, por uma ação nossa. Reativamos o comitê estadual de enfrentamento a violência doméstica, o programa ‘Maria da Penha vai à escola’ está consolidado e seguimos implantando várias ações para combater este tipo de violência”, enfatizou a governadora.

No Rio Grande do Norte também estão envolvidos na preparação da campanha a Polícia Civil, as Secretarias Estaduais das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) e da Saúde Pública (Sesap).

Representando o desembargador João Rebouças, presidente do TJRN, a desembargadora Maria Zeneide Bezerra destacou: “Sou testemunha da força e alcance da campanha, pois até já presenciei uma moça que fez um sinal em uma farmácia e a polícia foi chamada. Inclusive, quero parabenizar o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública e a Polícia Militar que atenderam prontamente. Temos que inibir a violência física e psicológica que as mulheres sofrem”.

Também explanou a senadora e presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, Zenaide Maia: “Temos uma lei maravilhosa que é a Maria da Penha, mas em muitos momentos falta engajamento da população e essa campanha vem para somar e envolver a sociedade civil como um todo. Essa violência é estrutural no país e não pode continuar. Comunicação é poder, vamos divulgar e dar visibilidade à campanha para ajudar as mulheres”.

Além dos já citados, também participaram do evento o vice-governador Antenor Roberto; as deputadas estaduais Cristiane Dantas e Carla Dickson; o prefeito de Natal, Álvaro Dias; a secretária das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Eveline Macedo; a delegada Paoulla Maués, representando a Delegacia Geral de Polícia Civil; o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Major Soraia Bezerril; e a procuradora Regional do Estado de São Paulo e conselheira Nacional de Justiça, Maria Cristiana Ziouva.

Lançamento na Câmara dos Deputados

No último dia dois de julho, a campanha Sinal Vermelho foi lançada na Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. E para dar continuidade ao compromisso de debater e combater a violência contra a mulher, a governadora acompanhou, na tarde desta sexta-feira, 14, o desdobramento da iniciativa no RN.

Atendendo ao convite da deputada federal, Carla Dickson, Fátima participou do evento virtual e parabenizou a campanha ao mesmo tempo em que conclamou o envolvimento de mais empresas, sobretudo da iniciativa privada, para abraçarem essa causa e contribuir para que as mulheres recebam a ajuda necessária e possam romper esse ciclo de violência, que muitas vezes pode provocar a morte. “O fato é que não podemos tolerar de maneira nenhuma essa violência contra as mulheres, esse ato que fere tantos princípios como o da civilidade e o da solidariedade. O mundo que desejamos é um mundo onde as mu…

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.