BUSCAR
BUSCAR
Educação
Estudantes de Natal reativam rádio escolar em formato online durante quarentena
Para viabilizar a ideia, o grupo de estudantes criou um perfil no Instagram para que possam ter um espaço livre para debates, discussões e diversas formas de interação. Programas ao vivo estão acontecendo todos os sábados, sempre às 13h
Redação
24/06/2020 | 15:26

Isolados em casa há mais de 90 dias, com aulas online diárias, rotina de estudos adaptada à nova realidade, sem contato físico com amigos e sem a programação escolar presencial. Em meio a essa rotina de incertezas e de poucas expectativas de mudança ou de retorno à rotina normal de atividades, um grupo de estudantes em Natal decidiu se movimentar, para também movimentar toda a comunidade escolar.

Depois de muitas videochamadas e discussões em grupos de WhatsApp, uma turma do Colégio Nossa Senhora das Neves decidiu retomar um projeto que foi criado na escola em 2012 e estava desativado. Com a proposta de compartilhar conteúdos do interesse da comunidade escolar sob o ponto de vista dos adolescentes que integram o projeto, foi reativada a Rádio Neves, só que agora no formato online.

Para viabilizar a ideia, o grupo de estudantes criou um perfil no Instagram, o @radio.neves, com apoio da escola, para que eles pudessem ter um espaço livre para debates, bate-papos, discussões e diversas formas de interação, agora adaptado para as redes sociais.

A ideia de criar a rádio online surgiu como iniciativa dos próprios estudantes que, mesmo à distância nesse período de pandemia, continuaram interagindo e desenvolvendo ações de integração para os colegas, de todos os níveis de ensino. Esse grupo de alunos específico integra a atual gestão do Centro Cívico Escolar Madre Auxiliadora Nóbrega de Almeida (CCE-MANA), uma entidade criada na escola com o propósito de possibilitar aos alunos a defesa de suas ideias e a representação da classe estudantil. Eles sentiram a necessidade de manutenção no relacionamento com os demais alunos. Nesse contexto, surgiu a ideia de reestrear a Rádio Neves, mas com uma nova roupagem.

Na rede social, os programas ao vivo estão acontecendo todos os sábados, sempre às 13h. A principal proposta é interagir e fortalecer o contato com todo o corpo escolar, com um novo convidado a cada programa. “A Rádio Neves é um projeto repleto de inovações tanto na plataforma – que é o Instagram – quanto no conteúdo, que inclui culinária, exercícios, história, cultura e voluntariado, procurando inserir os grupos de liderança da escola nas entrevistas e discussões”, conta Pedro Otávio, atual presidente do Centro Cívico.

Um dos principais pontos nesta nova roupagem é o formato de transmissão. De acordo com Yasmin Moreno, diretora da Rádio, é por meio da interação nos stories do Instagram que os temas vão surgindo para completar a programação. “Particularmente eu acho a ideia incrível, pois de certa forma há uma quebra de rotina cansativa para os estudantes, mas não fugindo, é claro, da sua relação escolar”, completa.

A professora Ana Regis, coordenadora do CCE, explica que todos os anos os candidatos às chapas do Centro Cívico, durante a campanha, propõem atividades para serem adotadas de forma permanente após cada gestão. E foi em 2012 que a diretoria Nexus, gestão eleita naquele ano, inaugurou a Rádio Neves. O projeto inicial era transmitido antes de as aulas começarem, nas caixas de som distribuídas por vários locais da escola.

“A ideia foi criar um canal em que os estudantes pudessem se expressar diariamente, sempre com a cara do aluno Neves”, relembra Maria Clara, aluna Sempre Neves e presidente do CCE em 2012. Ela completa falando que espera ver o engajamento dos novos alunos na rádio, para aproveitarem esse projeto, aprenderem como se expressar, inclusive para um desenvolvimento pessoal de cada um. Agora, aliando os recursos oferecidos pelo Instagram, os estudantes conseguem se expressar e integrar a comunidade em torno de assunto de interesse público, com uma linguagem acessível e atrativa.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.