BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Editorial: Mais política, por favor
Redação
08/01/2020 | 06:00

Programas de desenvolvimento econômico estaduais são ou deveriam ser, como a expressão bem resume, estratégias de Estado e, por isso mesmo, de longo prazo, atravessando administrações, imunes a soluções de continuidade ou predileções políticas.

Não que os descalabros de uma administração devam ser empurrados para debaixo do tapete pela gestão seguinte ou, ao contrário disso, sejam expostas em dossiês e “Power Points” à execração pública na primeira oportunidade.

Os problemas do Rio Grande do Norte já são suficientemente graves e conhecidos, não precisam ser dourados ou realçados. A infraestrutura potiguar precária é uma delas.

Enquanto o porto de Natal agoniza pela falta de equipamentos e estrutura básica para dar conta das exportações, o mesmo ocorrendo com o terminal salineiro em Areia Branca, nos damos ao luxo de deixar um terminal pesqueiro pronto há anos apodrecer pela inércia.

Tudo o que recebemos nos últimos anos – e nesse caso por pura vontade política – foi um aeroporto internacional e um estádio de futebol que hoje recebe quase tudo, menos grandes eventos do nobre esporte bretão.

Desde a saudosa governadora Wilma de Faria ou de Garibaldi Alves Filho, antecessor dela, as obras realmente importantes podem ser contadas nos dedos. E as que realmente importaram para a infraestrutura, nem isso, com exceção de adutoras e poucas rodovias estaduais.

Não fomos capazes de manter o boom imobiliário da década passada, nem a explosão da carcinicultura. O turismo sobrevive com sacrifício na baixa temporada e outros tantos ramos da economia e dos serviços (muitos) lutam com dificuldade para sobreviver.

Durante esse tempo todo, não pode se dizer que as disputas políticas tenham ajudado o esforço de guerra. É nesse ponto que as chamadas elites potiguares devem mudar. Não resta mais espaço para projetos de grupos políticos divorciados de um verdadeiro espírito público.

Esse tempo já expirou diante da rapidez impiedosa dos novos tempos.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.