BUSCAR
BUSCAR
Verão
Dicas de segurança nas praias
Temporada de sol começou oficialmente no dia 22 de dezembro e segue até março
Redação
17/01/2020 | 06:00

A temporada de sol, praia e temperaturas para lá de elevadas começou oficialmente no dia 22 de dezembro do ano passado. Com isso, o número de banhistas no litoral potiguar aumenta, junto com os riscos de afogamentos e outras ocorrências.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), desde o início da alta estação, em dezembro, já foram registradas 27 ocorrências, entre afogamentos e desaparecimento de crianças, além da morte de um banhista, de 40 anos, no início deste ano.

A “Campanha Praia Segura 2020”, do CBMRN, traz algumas dicas para garantir mais tranquilidade aos banhistas neste verão.

  • Antes de sair de casa
    Além de ingerir muita água e não dispensar o uso do protetor solar para se manter saudável no verão, a principal dica, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é levar em consideração um conhecido ditado: “água no umbigo, sinal de perigo”.
  • Atenção redobrada com as crianças
    Em nenhum momento, os pequenos devem ficar desacompanhados na areia da praia. É importante aderir à pulseirinha cedida pelos bombeiros, que deve ser colocada no braço da meninada com dados como nome, telefone e endereço dos responsáveis. Caso a criança se perca, essas informações facilitam devolvê-la a seus acompanhantes.
  • Evite bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de ir ao mar
    Sob efeito de álcool, a pessoa perde a capacidade de avaliar riscos, o que pode ser fatal no mar. Por isso, a indicação é nunca entrar na água se estiver sob efeito desta ou de outras drogas, inclusive, medicamentos que causam sonolência. Além disso, nadar depois de consumir alimentos pesados pode desencadear o aparecimento de câimbras, que, por sua vez, podem levar a afogamentos.
  • Nade longe de pedras e costões
    Evitar passeios entre rochas e pedras também é uma dica importante para prevenir fatalidades. Nunca caminhe por costões, principalmente se estiver acompanhado por crianças menores de 12 anos.
  • Cheque com o guarda-vidas quais os locais mais seguros para banho
    Isso inclui evitar praias desertas e mergulhos à noite, quando não há guarda-vidas de plantão. Também é importante se certificar sobre a profundidade da região em que você deseja mergulhar. E siga sempre à risca as orientações dos guardas.
  • Respeite a sinalização
    Basta seguir o que diz cada bandeira. São três cores diferentes. A cor verde informa que é possível nadar no local e tomar banho com poucos riscos, tomando as devidas precauções. A cor amarela indica sinal de alerta, com a presença de correntes marítimas fortes e não é recomendado entrar no local. A cor vermelha, por sua vez, informa que o mar está perigoso e que se deve evitar até mesmo entrar na água.
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.