BUSCAR
BUSCAR
Homenagem
Crianças violinistas farão recital online para idosos de dois abrigos no Dia dos Avós
Data é comemorada neste domingo (26). Transmissão ocorrerá às 10h, pelo Instagram.
Redação
24/07/2020 | 11:35

Neste domingo (26), Dia dos Avós, às 10h, os idosos do Lar da Vovozinha e do Hotel Geriátrico Paço das Palmeiras irão receber uma homenagem assistindo uma live de crianças violinistas, entre 7 e 12 anos de idade, da Academia de Belas Artes Jaime Lourenço. A live será em homenagem às vovós e vovôs, mas qualquer pessoa poderá assistir, através do instagram @recitalclassdm.

Os idosos são o principal grupo de risco da Covid-19, e este momento será uma forma de amenizar a angústia, a tristeza e a solidão agraciadas pelo necessário isolamento social, com a proibição das visitas dos familiares há mais de quatro meses.

Para Dyana Medeiros, professora das sete crianças que irão se apresentar, esse é o momento de inovar. Sem possibilidade de se encontrar semanalmente de forma presencial, mas em aulas virtuais, os alunos resolveram, com a professora, criar uma live para apresentar um recital de conclusão do semestre para as idosas do Lar da Vovozinha.

“A idéia do recital é de que as crianças tenham um propósito ao tocar violino. Quero que o violino seja um instrumento que leve meus alunos a serem mais solidários, voluntários em ações que possam ajudar pessoas através da arte e não tocar por tocar. A tecnologia nos ajudou a nos aproximar e retribuir todo o amor e cuidado que os avós sentem pelos netos”, destacou.

Para as idosas do Lar da Vovozinha o mais difícil é lidar com a saudade e o afastamento dos parentes. “A nossa rotina mudou totalmente nos últimos meses e cada idosa teve que encontrar dentro de si uma forma para suavizar e lidar com a situação. Esta apresentação será uma grande alegria para todos”, acredita Marineide Borges, assistente administrativa.

A música melhora a saúde mental, estimulando a memória e a autoestima, além de levar cultura, entretenimento e lazer. É um instrumento de inclusão e contagia positivamente as pessoas levando esperança. O repertório do recital irá desde música erudita como Allegro Moderato (Rieding), Dance of de Sugar (Tchaikovisky), Sonata em Sol Maior (Mozard), a canções populares como Girls Like You (Maroon 5), Dance Monkey (Tones and I), Dois Corações (Banda Melim) e Summer in the City (Now United).

“No início da suspensão das aulas eu fiquei assustada. Como iria dar aulas de violino virtuais? Falei: ‘Vamos aprender juntos’. Fazer esta live foi desafiador. As crianças gravaram suas músicas cada uma em sua casa que foram editadas por mim. O resultado foi surpreendente. Ficou maravilhoso. Nosso objetivo será alcançado. Vamos distrair e divertir todos os idosos. Essa é a nossa forma de dizer que nos importamos, nos solidarizamos e compreendemos o que estão vivendo durante a quarentena”, explica Dyana Medeiros.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.