BUSCAR
BUSCAR
Pandemia
Coronavírus: como entreter as crianças em casa
Agora RN reuniu dicas de entretenimento para este período dentro de casa
Redação
18/03/2020 | 04:00

Com a pandemia de coronavírus, a melhor forma de se proteger os filhos é ficar ao máximo dentro de casa, evitando locais com aglomeração de pessoas.

Com o intuito de impedir a propagação do vírus, o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal decretaram a suspensão das aulas em escolas públicas e particulares a partir desta quarta-feira (18). O Agora RN reuniu dicas de entretenimento para este período dentro de casa.

Caça ao tesouro sensorial

A caça ao tesouro pode ficar mais divertida de uma forma simples: uso de objetos sensoriais. Escolha objetos com texturas diferentes (liso, áspero, aveludado, macio, rígido). Peça ao pequeno que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas.

Contação de histórias

Uma dica para aproveitar os momentos em família é a contar ou ler de histórias. Pode escolher o livro preferido do seu pequeno, inventar uma ou até inventarem juntos.

Stop!

Também conhecido adedonha, a brincadeira precisa de, no mínimo, três pessoas. Para cada tema, os jogadores devem encontrar uma palavra que comece com a letra sorteada. Vence quem preencher primeiro e somar mais pontos.

Pista de carrinho

Que tal aproveitar o craft da Leiturinha e fazer uma pista super divertida? É bem simples: estenda o papel pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe com giz as ruas da pista. Mas, não para por aí: pode desenhar cidades, parques, casas, etc.

Telefone sem fio

Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.

Cantinho da leitura

O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-la um pouco mais alta para conseguir entrar, além colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.

Descubra a sombra

Esta brincadeira parece complicada mas é simples, divertida, toma bastante tempo e ajuda muito no raciocínio dos pequenos. Você vai precisar de: objetos variados (panelas, pratos, copos, roupas, canetas, etc.), uma luminária (ou lanterna, mas nesse caso você precisará de uma forma de mantê-la fixa), cartolina e caneta.

Converse com a criança

Os adultos precisam estar preparados para responder às dúvidas das crianças, desmentir boatos e não aumentar a ansiedade delas. Acolha a criança para que ela se acalmar, explique que ela que está segura e diga para ela sempre procurar a família em caso de dúvida.

Valorize a higiene como prevenção

Enfatize que a melhor forma de prevenir a doença é lavar bem as mãos e evitar esfregar os olhos ou colocar a mão no rosto, nariz e boca. Não é necessário alarmar as crianças, mas sim mostrar que o cuidado e carinho com a própria higiene, principalmente lavando bem as mãos e usando álcool gel, já é uma grande atitude diante de toda a situação.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.