BUSCAR
BUSCAR
Enfrentamento
Coronavírus: Dez postos de saúde de Natal funcionarão em horário estendido
Medida visa garantir melhor qualidade no atendimento aos natalenses, bem como evitar sobrecarga nos hospitais de referência
Pedro Trindade
19/03/2020 | 14:54

Dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Natal funcionarão em horários estendidos em virtude da pandemia do novo coronavírus, segundo a assessoria da Secretária Municipal de Saúde (SMS). As informações sobre UBS’s selecionadas, horário de atendimento e quantidade de profissionais serão divulgadas na próxima sexta-feira (27). Todas as zonas da capital serão contempladas.

Estudos indicam que a maioria dos casos de coronavírus são leves e podem ser atendidos nos serviços da Atenção Primária. Mais de 42 mil postos de saúde distribuídos pelo país são capazes de atender 90% dos casos de coronavírus.

De acordo com a SMS, medida visa garantir melhor qualidade no atendimento aos natalenses, bem como evitar sobrecarga nos hospitais de referência, como o Hospital Giselda Trigueira, em Natal.

A população deve buscar os serviços quando identificar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória. Para isso, o Ministério da Saúde está reforçando ainda mais a capacidade assistencial dos postos de saúde durante a atual pandemia do coronavírus.

O programa Saúde na Hora, que estende o horário de atendimento dos postos de saúde para pelo menos 12 horas por dia, será ampliado. Para facilitar a adesão dos municípios ao programa, novos critérios do programa foram criados.

Atualmente, cerca de 1.520 postos de saúde já participam do programa, em 238 municípios. Com a nova medida, a expectativa é ampliar o horário de funcionamento em cerca de mais 5.200 mil unidades de 1.500 municípios, ampliando a cobertura de atendimento para cerca de 60 milhões de brasileiros.

Assim, a população terá mais acesso aos serviços ofertados nas unidades de saúde, como consultas médicas e odontológicas; cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão; aplicação de vacinas; consultas pré-natal; entre outros procedimentos.

*Com informações do Ministério da Saúde

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.