BUSCAR
BUSCAR
Conexão Água
Cartilha orienta prevenções do contágio da covid-19 pela água e pelo esgoto doméstico
Projeto Conexão Água produziu cartilha com objetivo de informar a sociedade sobre coronavírus
Redação
31/03/2020 | 16:06

O Projeto Conexão Água, da Câmara de Meio Ambiente do Ministério Público Federal, acompanhou as discussões técnicas para a elaboração de uma cartilha que traz orientações para prevenção do contágio da COVID-19 pela água e pelo esgoto doméstico. Assinado pela Sala Técnica de Saneamento, grupo formado por 250 profissionais da área, o material tem o objetivo de informar a população e os tomadores de decisão a respeito do novo coronavírus, a fim de proteger as pessoas e prevenir a disseminação da doença.

Dividida em 18 capítulos, a cartilha traz orientações úteis para a população de procedimentos adequados e factíveis diante de cenários reais no país, relacionadas à desinfecção de água de beber, de água engarrafada, de lavagem de roupas, de lavagem de caminhões-pipa e mesmo para limpeza de locais de grande circulação como supermercados e farmácias, além de listagem de desinfetantes comprovadamente qualificados para uso contra o novo coronavírus e de 32 normas da ABNT de acesso gratuito para combate ao COVID-19. Importante que a cartilha também esclarece sobre medidas facilitadas para esterilização de água nos locais onde não há tratamento e distribuição seguros.

Para os gestores e sistemas de tratamento, o documento apresenta, por exemplo, recomendações para desinfetar estações de tratamento de água para consumo humano e de águas residuárias provenientes de hospitais de campanha ou temporários.

O material destaca ainda as responsabilidades do Poder Público e das empresas prestadoras de serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, sugerindo que os municípios adotem planos de contingência, articulando os diversos setores, como meio ambiente, saúde, defesa civil, a fim de que sejam adotadas ações locais efetivas e padronizadas para diminuição dos riscos da COVID-19.

O grupo destaca que novas orientações de medidas sanitárias podem ser atualizadas a qualquer tempo conforme o avanço da epidemia e novas publicações e orientações técnicas.

Sobre o grupo Sala de Saneamento

Grupo formado por 250 profissionais da área de saneamento, que atuam, principalmente, como pesquisadores, gestores e/ou técnicos de instituições de ensino superior, instituições governamentais e empresas de tratamento de água e esgoto doméstico do Brasil.

Projeto Conexão Água

Iniciado em 2015, o projeto Conexão Água tem como premissa a formação de uma rede dinâmica de governança colaborativa, na qual representantes dos diversos setores da sociedade civil, público, privado, ONGs e academia para que articulem iniciativas e boas práticas que visem à melhoria da qualidade da água e da sadia qualidade de vida no Brasil, com transparência de informações e participação nas políticas públicas em diversas temáticas ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável. O Portal Conexão Água disponibiliza informações sobre as práticas, produtos e metas do projeto.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.