BUSCAR
BUSCAR
Irmandade
Câmara Municipal de Natal recebe comitiva de Belém da Palestina
Vice-presidente da Casa, vereadora Nina Souza (PDT), recebeu o embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e o prefeito de Belém, na Palestina, Anton Salman
Redação
24/10/2019 | 08:55

As relações entre as cidades do Natal e Belém da Palestina ganharam reforço nesta quarta-feira, 23. Vereadores da Câmara Municipal de Natal receberam a comitiva palestina que visita a capital potiguar durante toda a semana. Em 1998, na gestão da prefeita Wilma de Faria, foi a aprovada a Lei 4.961,  que firmava a irmandade entre as duas cidades.

A vice-presidente da Casa, vereadora Nina Souza (PDT), recebeu o embaixador do Estado da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, e o prefeito de Belém, na Palestina, Anton Salman, juntos aos vereadores Kleber Fernandes (PDT) e Ney Lopes Jr. (PSD). 

“Houve a assinatura do termo de cooperação entre as cidades, contudo nesse lapso temporal de 20 anos isso nunca foi colocado em prática. E agora o prefeito de Belém procurou o prefeito de Natal para que esses laços sejam estreitados, e um grande planejamento na área de turismo será implementado. Isso é muito bom, pois o turismo é a nossa principal fonte de riqueza e tanto os turistas de Natal podem ir conhecer Belém como o contrário”, explicou a vereadora Nina Souza. 

Atualmente, o gestor da cidade Palestina já reativou cerca de 70 programas com cidades irmãs. Ao todo, a capital conta com um pouco mais de 95 cidades irmãs em todo mundo. O objetivo de tais convênios, assim como o proposto para Natal, é fortalecer os laços de turismo entre as cidades e fazer de fato funcionar o acordo já existente. “De fato nós temos três pilares para fortalecer essas relações, são eles: turismo, cultura e juventude. Para mim existem dois tipos de relações no mundo, as relações políticas e as relações entre os povos. E o nosso objetivo é fortalecer o contato entre os povo, trazendo valores humanitários”, disse o  prefeito Anton Salman. 

O vereador Kleber Fernandes destacou que o termo de cooperação vai fomentar o intercâmbio para o  turismo, “além dos negócios na área empresarial, inclusive com a ida de matérias- primas da nossa região para Belém. Com a implementação, as relações institucionais serão efetivas entre o Executivo e o Legislativo municipal e as atividades trarão benefícios diretos para a cidade do Natal”,  detalhou.  

Já o parlamentar Ney Lopes Jr. pontuou sua relação com a comunidade Palestina no município de Natal. “Eu já tenho relação com a comunidade Palestina aqui na Capital e valorizamos o contato direto entre as pessoas. Para isso, sugiro aqui parcerias entre os Legislativos das duas cidades para estarmos cada vez mais próximos”, finaliza. 

Título de Cidadão

Por proposição do vereador Kleber Fernandes, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira, 23, a concessão do título de Cidadão Natalense ao prefeito de Belém, Anton Salman. “Eu dedico ao povo da palestina esse título que vocês irão me conceder. É uma honraria a qual não esperava e estou sinceramente grato pelo gesto. Obrigado Natal por deixar que nós visitemos vocês e aguardamos todos em Belém. Lembrando que em 2020 nós seremos a capital cultural do mundo árabe e será uma ótima oportunidade de receber vocês e nós retribuirmos com muita paz e hospitalidade como fomos bem recebidos aqui”, disse o prefeito.

Já o embaixador enfatizou que “estreitar as relações bilaterais entre a Palestina e o Brasil, assim como entre as cidades é uma aposta nas boas relações e é hora de reativá-las. E a Câmara tem um papel fundamental nesses laços, pois é no Legislativo onde são promulgadas as leis que dão apoio ao Executivo efetivando as práticas” finalizou.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.