03/03/2020 | 08:14
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) recebeu um chamado e capturou um exame de abelhas em um edifício habitacional, no bairro Barro Vermelho, na Zona Leste de Natal, na manhã desta segunda-feira (2).
O Serviço de Defesa Ambiental (SIDAM) chegou no local da ocorrência para fazer a captura. No entanto, as abelhas estavam em um local de difícil acesso, na parte externa do prédio, entre a laje e o forro de madeira.
Para auxiliar na ocorrência, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) foram acionados e usaram a técnica de rapel (técnica praticada com o uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de edificações e bastante usada em ocorrências de resgate). A operação durou cerca de três horas.
Para esse tipo de atendimento, o Corpo de Bombeiros possui uma equipe exclusiva do Serviço de Defesa Ambiental (SIDAM). Apenas no primeiro mês do ano, a corporação realizou 181 atendimentos envolvendo abelhas.
Para evitar problemas, o Corpo de Bombeiros Militar recomenda os seguintes cuidados:
- Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos;
- Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;
- Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias;
- Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas;
- Pessoas alérgicas a picada de insetos deve evitar caminhadas em áreas de mata;
- Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;
- Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando peçonha gradativamente;
- Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.