BUSCAR
BUSCAR
Dicas
Beleza: como manter durante a quarentena?
Excesso no uso do álcool em gel, redução de banhos e a diminuição na absorção da vitamina D, por conta do isolamento, podem causar problemas à saúde da pele; veja dicas para manter a beleza
Redação
24/06/2020 | 06:10

O isolamento social, adotado para conter a disseminação do novo coronavírus, ultrapassou a marca dos três meses no Rio Grande do Norte e provocou alterações na rotina das famílias. Longe de ser uma das maiores preocupações diante do aumento de casos da Covid-19 e de seu impacto na economia, os cuidados com a beleza do dia a dia acabaram sendo uma das práticas abolidas.

Nada de marquinhas de biquíni, cabelos hidratados ou unhas feitas. Uma das primeiras preocupações com o isolamento social foi a falta de sol, principalmente para quem vive em apartamentos pequenos, sem varanda. A falta de exposição do corpo ao sol pode prejudicar a absorção da vitamina D. Cuidar da beleza também é saúde.

Cabelo

Os cuidados com os cabelos podem ser mais desafiantes durante o confinamento. Os especialistas são unânimes na hora de indicar a hidratação como o tratamento mais fácil de se manter em casa, bastando apenas uma máscara ou creme de tratamento para os cabelos, vendidos em farmácias ou mercados. Já os cortes exigem um pouco mais de cuidado. Os especialistas aconselham a não fazer mudanças radicais em casa. Depois de cortado, não há como remendar os fios. Mas cortes mais simples podem, sim, ser feitos em casa, bastando apenas uma tesoura afiada (nada de tesoura de unha!) e a ajudinha da irmã, da mãe ou do marido. Mas se o problema for retocar a cor, tenha ainda mais cuidado –não estão proibidas as tintas compradas em farmácia. É sempre importante falar com a cabeleireira para saber o tom certo e seguir as instruções da caixinha, que pode mudar de marca para marca.
Quanto a luzes e reflexos, ela afirma ser “melhor deixar para o seu profissional fazer”.

Unhas

As unhas e depilações também são pontos importantes para cuidados. No caso das unhas não há muito segredo e pode ser feita, sim, em casa. Basta um alicate para a limpeza da cutícula e esmalte. Apesar disso, ela alerta para o cuidado com unhas encravadas ou com problemas. Nesse caso, não mexa!

Depilação

O cuidado mais controverso neste período pode ser o das regiões mais peludinhas do corpo. Os especialistas são unânimes na hora de orientar a não arriscar o uso de cera, seja quente ou fria. A falta de prática no movimento de puxar a cera pode ser doloroso e provocar hematomas, e deixar roxos pelo corpo. As sobrancelhas, no entanto, são mais tranquilas. Só não mexa no contorno dela. Dá para dar uma limpadinha nos pelinhos em cima e embaixo, mas sem mexer no formato, deixa o contorno para sua profissional fazer. É mais confiável.

Pele ressecada pelo uso de álcool em gel

Outro problema que tem aparecido em consequência dos cuidados contra o novo coronavírus é o ressecamento das mãos devido ao uso excessivo do álcool em gel. Segundo os especialistas, isso tem afetado pessoas que já têm dermatite atópica e diabetes, podendo provocar lesões nas mãos. O recomendável é usar ácido hialurônico para hidratação, ou mesmo cremes hidratantes. Em casos mais graves, ela orienta a aplicar o produto e a colocar uma luva plástica, semelhante a usada para fazer tintura nos cabelos, por alguns minutos e depois enxaguar.

Ritual de limpeza da pele

Comece com o cuidado diário básico de higienizar a pele com um sabonete específico para o rosto. Em seguida, aplique um tônico (pele oleosa e acneica), leite de limpeza (pele sensível e seca) ou uma infusão de erva: camomila, hamamélis ou lavanda (pele seca); calêndula ou alecrim (oleosa e acneica). Se você tem pele muito oleosa, o mais indicado é borrifar chá verde ou banchá.

Como preparar a infusão

Coloque um 1 copo (250 ml) de água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhinhas, acrescente 1 colher (sopa) da erva (uma das citadas acima, chá verde ou banchá, dependendo do tipo de pele). Desligue o fogo, abafe por 10 minutos e coe. Coloque num vidro com borrifador. Aplique depois de lavar o rosto e também ao longo do dia, especialmente se sua pele costuma ficar vermelha. A infusão de ervas refresca, acalma, tem efeito antioxidante e traz maciez. O chá verde e o banchá também combatem os radicais livres e têm efeito adstringente, mantendo a hidratação natural da pele.

Máscara de argila (cuidado semanal)

De uma a duas vezes por semana, reserve um tempinho para aplicar uma máscara de argila natural. É bom para hidratar. Você vai precisar de uma argila natural e pura (verifique no rótulo e recuse se tiver algum item além da argila), facilmente encontrada em farmácia, e de dois outros ingredientes (água floral e óleo essencial).

Caso você não tenha nenhum desses dois itens em casa, misture apenas a argila com a infusão de ervas ou chá que você preparou para higienizar o rosto.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.