BUSCAR
BUSCAR
Protesto
Associação de Cabos e Soldados da PM critica afastamento de policial envolvido em protesto
Nota foi publicada nesta quarta-feira (12)
Redação
12/08/2020 | 17:55

A Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (ASC PM/RN) critica o afastamento do policial militar responsável por comandar a ação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A nota foi publicada nesta quarta-feira (12).

A governadora Fátima Bezerra determinou o afastamento do policial militar na terça-feira (11). A medida foi anunciada por Fátima no Twitter.

De acordo com os estudantes do IFRN, a ideia do ação era aproveitar o Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, para protestar contra a nomeação do atual reitor da instituição, Josué Moreira, indicado pelo ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub. O protesto teve tumulto quando um policial militar usou spray de pimenta nos estudantes que participavam do ato.

Confira nota completa da ACS PM/RN:

A ACS-PM/RN considera que houve uma precipitação em afastar o policial militar que comandou a ação no IFRN, haja vista que essa rapidez para determinar o afastamento sem análise detalhada dos fatos, e sem ouvir todos os lados envolvidos, representa um pré-julgamento que acaba tendo conotação política.

Inclusive, vale ressaltar que os policiais militares estavam no local como representantes do próprio Estado e a presença deles no Instituto, como a própria Polícia Federal já assegurou, não tinha nada de irregular.

O que nos causa estranheza é a rapidez como foi decidido o afastamento, uma espécie de pré-punição, quando não há mesma celeridade para ações que beneficiam os policiais. Temos, por exemplo, vários processos de promoção por bravura que demoram meses para serem concluídos e implantados. Temos ainda uma lei federal aprovada e sancionada no ano passado que acaba com prisão militar administrativa e o Governo do Estado até hoje não fez uma lei para se adequar a essa legislação nacional, mantendo as prisões administrativas.

Roberto Campos
Presidente da ACS-PM/RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.