BUSCAR
BUSCAR
Celebração
OAB/RN comemora aniversário de 87 anos com sessão solene nesta terça
Sessão solene do Conselho Seccional homenageará a advocacia potiguar, às 17h30, na sede da OAB/RN, em Candelária
Redação
22/10/2019 | 10:44

A Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio Grande do Norte) está comemorando 87 anos. Para celebrar a data, será realizada nesta terça-feira (22) uma sessão solene do Conselho Seccional que homenageará a advocacia potiguar, às 17h30, na sede da OAB/RN, no bairro de Candelária.

Na ocasião, serão relembrados momentos que marcaram a história da Seccional ao longo de década, bem como os desafios atuais que são enfrentados pela advocacia.

“A Ordem está lutando pelas causas da sociedade, como o combate à corrupção e manutenção do Estado Democrático de Direito, também valorizando o advogado e suas prerrogativas”, destaca o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.
 

“O advogado sozinho não consegue atingir a defesa de suas prerrogativas profissionais, sua autonomia e independência com plenitude. Por isso, uma entidade forte e representativa se faz com o apoio da classe ”, acrescentou.
 

MEMÓRIA

No dia 05 de março de 1932, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, realizou-se a primeira reunião do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Rio Grande do Norte. Foi uma reunião preparatória na qual compareceram os advogados  Francisco Ivo Cavalcante, Presidente, Paulo Pinheiro de Viveiros, Secretário, Manoel Varella de Albuquerque, Tesoureiro e Bruno Pereira de Xavier Montenegro.

Decidiu-se, na oportunidade, publicar um edital de convocação aos advogados provisionados e solicitadores para que os mesmos requeressem a sua inscrição na ordem. Os historiadores da época, no entanto, registram que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte só foi efetivamente criada em 22 de outubro de 1932, sendo, portanto, a sétima seccional criada no Brasil.
 

A Ordem dos Advogados do Brasil é hoje um serviço público de natureza “sui generis”, porquanto o seu Estatuto no parágrafo 2º do art. 1º atribui-lhe esta condição, nos exatos termos do parágrafo 2º do art. 2º da Lei 8.906, de 04 de julho de 1994 (Estatuto da advocacia e da OAB).
 

Serviço
Data: 22 de outubro de 2019.
Horário: 17h30
Local: Sede da OAB/RN – Plenário – 1° andar
Rua Barão de Serra Branca, s/n – Candelária – Natal/RN

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.