BUSCAR
BUSCAR
Relax
Praia traz benefícios incríveis para a saúde mental; confira alguns deles
No século 18, os médicos prescreviam viagens ao oceano para visitar “hospitais de banho”
Por Redação
04/05/2017 | 20:45

Muitas pessoas concordam que a praia tem um efeito calmante, mas você sabia que praia também pode apresentar efeito na sua saúde e bem-estar, alterando inclusive o seu cérebro? Lora Fleming da Universidade de Exeter na Inglaterra diz que a ideia de que a praia ajuda a nossa saúde está bem estabelecida.

No século 18, os médicos prescreviam viagens ao oceano para visitar “hospitais de banho”. Hospitais especialmente concebidos em clínicas que fornecem água do mar em tratamentos. Mas Fleming observa, que o cientista só começou a analisar experimentalmente os benefícios de saúde do oceano nos últimos tempos. Confira alguns destes benefícios:

1 – O córtex pré-frontal do cérebro é ativado

O córtex pré-frontal, uma área do cérebro associada a emoção e autorreflexão fica engajado quando os sons do oceano são ouvidos. Pesquisas mostraram que os sons oceânicos auxiliam o caso.

2 – Íons negativos

A sensação de paz que temos na praia poderia ser um resultado de mudanças moleculares que estão ocorrendo em nossos corpos. As ondas do oceano produzem íons negativos, que aceleram a capacidade de absorção de oxigênio do nosso corpo. Além disso, elas também equilibram níveis de serotonina. Esta é uma razão pela qual estar na praia provoca um sentimento geral de saúde e bem-estar.

3 -Nível de cortisol

A razão pela qual a praia tem um efeito calmante sobre nós poderia ser por causa do som que as ondas fazem. “Há um monte de pesquisa que analisaram quais os tipos de ruído que os seres humanos acham agradável e relaxante, e que tipos são considerados nocivos e estressante”, disse Shelley Batts, neurocientista auditivo na Universidade de Stanford.

Os sons mais relaxantes e agradáveis ​​para ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser mediano a baixos pitches, suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares. As ondas do oceano marcam todas essas caixas. Eles são regulares e suaves para ouvir. O som do oceano pode ter um efeito emocional ainda mais profundo de acordo com Batts. O ruído do oceano desencadeia memórias profundas ou sentimentos de relaxamento e segurança.

Há um hormônio do estresse chamado cortisol. Alguns ruídos, como o ruído do trânsito e do avião, podem fazer com que este hormônio seja liberado. Quando este hormônio é liberado em excesso, problemas de saúde como úlceras e doenças cardíacas podem ocorrer. O ruído calmante do oceano trabalha diminuindo os níveis de cortisol. Desta forma, o oceano pode ter um efeito positivo sobre a nossa saúde geral e prevenir potenciais problemas de saúde.

4 – O oceano acalma

O plano da superfície do oceano também pode nos dar uma sensação de segurança. O neurocientista Michael Merzenich diz que os seres humanos se sentem seguros quando estão em lugares que não são complexos. “Quando olhamos para o mar, ou estamos ao longo da praia, estamos em um ambiente previsível, estável“.

 

 

Fonte: Jornal Ciência

Faustão segue internado, consciente e se recupera no quarto, afirma hospital
Apresentador passou por transplante de rim em fevereiro
22/03/2024 às 21:20
Especulado como novo James Bond, ator britânico responde críticas por ser 23 anos mais novo que a esposa
Aaron Taylor-Johnson atuou em filmes como 'O garoto de Liverpool' e 'Vingadores: a era de Ultron'
21/03/2024 às 19:32
Luana Piovani critica Scooby: “Sortudo que fiz gentileza de colocar na luz”
Filho do ex-casal vai voltar para o Brasil para morar com o pai depois de 10 audiências em Portugal
18/03/2024 às 18:28
Alexandre Correa após Ana assumir namoro com Edu Guedes: “Humilhação”
O empresário voltou a falar sobre o término conturbado do fim do casamento com a apresentadora durante entrevista para um podcast
15/03/2024 às 18:48
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.