BUSCAR
BUSCAR
Estudo
Dormir demais pode prejudicar a concentração e o raciocínio em jovens
O estudo, pulicado no periódico online Journa lof Interior Design, foi realizado com a ajuda de estudantes de Design de Interiores
Por Redação
07/05/2017 | 19:16

Pesquisadores da Universidade de Baylor (UB), nos EUA, descobriram que o costume de dormir por horas seguidas para “tirar o atraso”pode causar sérios danos ao cérebro, incluindo problemas de cognição, atenção, criatividade e maior propensão à ansiedade e depressão.

O estudo mostrou que esses períodos de sono irregulares afetam, maiormente, as pessoas mais jovens. Com informações da Science Daily. “Quanto maior a variabilidade que no sono de noite, pior é o declínio de cognição durante a semana”, explicou o coautor do estudo Michael Scullin, Ph.D., professor e diretor do Laboratório de Neurociência e Cognição do Sono da UB. “Ao concluir projetos com prazos, os alunos restringem o sono e, em seguida, recuperam-no, e isso vai se repetindo. Grandes projetos que exigem inúmeras tarefas e prazos apertados parecem contribuir para a variabilidade do sono”.

O estudo, pulicado no periódico online Journa lof Interior Design, foi realizado com a ajuda de estudantes de Design de Interiores, uma vez que o problema também tem implicações para a arte, arquitetura, design gráfico e outras disciplinas que usam modelos de estudo baseados em estúdios de criação. Segundo a autora principal do estudo, Elise King, professora assistente de Design de Interiores no Colégio Robbins de Saúde e Ciências Humanas da UB, o design de interiores é “uma cultura estranha, em que a privação do sono é quase que um emblema de honra”.

Para os alunos e alguns membros do corpo docente desta área, ficar até tarde trabalhando em um projeto não é visto como procrastinação, mas sim uma forma de tradição e algo normal que ajudará estes estudantes a se prepararem para suas futuras carreiras. “Como o público em geral ainda não entende a profissão de designer de interiores e pensa equivocadamente que somos iguais aos decoradores, há a sensação de que você tem que trabalhar mais e provar que isso está errado”, disse King. “Mas, recentemente, nós vimos as consequências desse tipo de pensamento: ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental – e também os perigos de dirigir relacionados a privação do sono”.

O estudo também desafiou o mito popular de que “as melhores ideias de design só vêm no meio da noite”. Os pesquisadores descobriram que ocorre exatamente o oposto. “Os hábitos consistentes são tão importantes quanto à duração total do sono”, disse Scullin. O sono irregular é um fator negativo para a chamada “atenção executiva”, que fala sobre um foco intenso para planejamento, tomada de decisões, correção de erros e habilidade para lidar com novidades. Esse sono errático também tem efeitos negativos sobre a criatividade.

Segundo a Nation Sleep Foudation, os jovens adultos dever ter de sete a nove horas de sono por dia. Diferente disso, os 28 estudantes universitários do estudo afirmaram dormir apenas períodos de sono curtos e fragmentados. Apenas um deles revelou dormir sete ou mais horas por noite, enquanto que 79% deles afirmaram dormir menos de sete horas em pelo menos três noites por semana. Os pesquisadores mediram os padrões de sono por meio da actigrafia, com os alunos usando pulseiras que acompanhavam seus movimentos. Além disso, também tiveram de manter diários sobre a quantidade e qualidade do sono.

Todos os participantes completaram duas sessões de testes cognitivos para criatividade e atenção executiva – cada uma com cerca de uma hora de duração. As sessões, feitas em laboratório foram realizadas no primeiro e último dia de estudo na mesma hora do dia. Os pesquisadores agora planejam fazer algumas investigações adicionais com mais estudantes e universidades para confirmar os resultados. “As pessoas estão abertas à conversa e dispostas a discutir maneiras de reduzir essa pressão sobre nossos alunos e incentivá-los a serem mais saudáveis”, concluiu King.

 

 

Fonte: Terra

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.