BUSCAR
BUSCAR
Cuidados
Atletas de final de ano devem ter cuidado com sobrecarga de exercícios
Na ânsia de garantir um corpo bonito, ocorrem exageros nas atividades físicas, essa atitude pode gerar complicações para o corpo.
Redação
16/11/2018 | 17:19

 

A proximidade das festas de final de ano e a temporada de verão, para algumas pessoas, é preenchida por aflição e preocupação para expor uma boa forma nas confraternizações e passeios no litoral. Na ânsia de garantir um corpo bonito, ocorrem exageros nas atividades físicas. Essa atitude pode gerar complicações para o corpo, resultando em lesões, exaustão, fadiga muscular, com consequências temporárias, ou até casos de cirurgia, segundo o professor de Fisioterapia da Estácio, Anderson Rodrigues.

Os chamados ‘atletas de verão’ costumam tentam recuperar o tempo perdido ao longo do ano em um curto espaço de tempo. “Para alcançar resultados mais rápido, alguns apelam para uma alta intensidade e frequência no treinamento, causando uma sobrecarga no corpo, especialmente para os que não estão habituados a fazer atividades físicas regulares. O excesso de exercícios pode causar lesões, entorses, dores na cervical e até facilitar a formação de hérnias”, alerta o professor.

Os principais sinais do exagero podem ser percebidos por meio de alguns sintomas. Dores nas articulações por um longo tempo, desconfortos na hora de fazer exercícios, cansaço e dores musculares são alguns dos alertas para os ‘atletas de verão’. “O ideal é fazer um planejamento das atividades físicas desde o início do ano focando no resultado desejado. Para isso, é necessária avaliação e acompanhamento de profissionais, como cardiologista, fisioterapeuta, nutricionista”, orienta Anderson. Desta forma, conclui, a atividade física promoverá qualidade de vida sem riscos à saúde.

 

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.