BUSCAR
BUSCAR
Craque
Orobó: Ele não tem dó; Conheça o artilheiro do América
Tiago Orobó já tem 14 gols em 18 jogos
Junior Lins
09/03/2020 | 08:00

Não é Gabigol, nem Fred, muito menos Ricardo Oliveira. O artilheiro do Brasil, até o momento, na temporada 2020, se chama Tiago Orobó, atacante do América. Já são 14 gols marcados em 18 jogos disputados, entre Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Potiguar.

Tiago Pereira da Silva, de 26 anos, é natural de Orobó (PE), município com 23.884 habitantes, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O nome da cidade, inclusive, é o motivo do seu apelido do craque do América.

O atacante iniciou sua carreira no Timbaúba (PE), time pertencente à cidade de Timbaúba, na zona da Mata Norte, em Pernambuco. Após passagens por clubes de Pernambuco e de outros estados do Nordeste, o destino mais curioso da carreira de Orobó foi o Qadsia SC, do Kuwait, país árabe no Golfo Pérsico, onde ele ficou por quase duas temporadas.

Do Kuwait, o atleta decidiu retornar ao Brasil, em 2019, e jogar pelo Maringá (PR), primeiro clube de Tiago fora do Nordeste. Como jogador profissional, pois na base chegou a atuar fora da região. Mas a passagem não foi tão longa. Foram 11 jogos e apenas três gols.

“Tive muitas dificuldades por causa da comida, da língua e da cultura serem totalmente diferentes. Eu não sabia falar inglês. Fui campeão da Copa do Príncipe e vice-artilheiro do clube com 8 gols. Depois, fui para o Maringá-PR jogar o Paranaense do ano passado. Me machuquei e não tive muita chances depois”, contou em entrevista recente ao portal da ESPN.

A chegada do atleta ao América foi oficializada em outubro do ano passado. Sua forma de jogar como centroavante fixo ou pelas pontas atraiu a atenção do alvirrubro.

Por conta das boas atuações e dos gols em clássicos contra o ABC, o atacante caiu nas graças do torcedor americano. Nos três jogos em que enfrentou nesta temporada o alvinegro, maior rival do América, Orobó fez quatro gols. Apesar dos resultados negativos para o América, a torcida não deixou de enaltecer seu atacante.

No ritmo das plaquinhas para o artilheiro do Flamengo Gabriel Barbosa, a torcida americana resolveu aderir à ideia e fazer uma também para o goleador do alvirrubro. As placas com “Hoje tem gol do Orogol”, “Ele não tem dó, hoje tem gol do Orobó” e “Ei, Orobó! Faz um gol pra minha vó” são presenças constantes nos últimos jogos do América.

Fã da NBA, Tiago Orobó tem costume de comemorar com o “Three Goggles”, como se estivesse um binóculo com a mão, gesto comum entre os principais jogadores da competição.

Anterior à carreira como jogador, Orobó chegou a fazer “bicos” em uma padaria. O atacante fazia entregas, limpava o estabelecimento e ficava no caixa. O atleta tinha que trabalhar para ajudar no sustento de sua casa.

Um dos jogadores com mais tempo em campo em 2020, Orobó disputou 18 dos 19 jogos feitos pelo América na temporada. Seja como titular ou entrando no meio do jogo, desde o técnico Waguinho Dias, até Roberto Fernandes, o “Orogol” é uma figura sempre presente no time americano.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.