BUSCAR
BUSCAR
Estadual
ABC empata com o América e é campeão do primeiro turno do Campeonato Potiguar
América esteve duas vezes à frente do placar, com gols de Lelê e Tiago Orobó. Pelo ABC, marcaram Jailson e Paulo Sérgio
Redação
20/02/2020 | 04:00

O ABC é campeão da Copa Cidade do Natal. O time alvinegro empatou com América por 2 a 2 e venceu o torneio que equivale à decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar 2020. Com a vitória, a equipe treinada por Francisco Diá garantiu vaga na grande final da competição. O jogo aconteceu na noite desta quarta-feira (20) no Frasqueirão.

O Clássico-Rei do futebol potiguar seguiu a receita dos outros jogos entre as duas equipes em 2020: jogo franco, ofensivo e com muitas chances do gol.

Por ter terminado como líder a primeira fase, o ABC tinha a vantagem de atuar pelo empate. Além do título, o time também garantiu vaga na seletiva para a Copa do Nordeste 2021.

Antes do início da partida, uma verdadeira operação de guerra aconteceu nos arredores do Frasqueirão: 640 policiais militares foram deslocados para impedir confrontos entre as torcidas. Além disso, a Polícia Militar instalou o Centro de Comando e Controle Móvel e a Plataforma de Observação Elevada em frente ao estádio.

Para chegar ao estádio, a torcida americana teve que passar por uma área isolada por tapumes de ferro, instalados pela administração do estádio a pedido da Polícia Militar.

O América abriu o placar aos 29 do primeiro tempo. Após uma falha do zagueiro abecedista Vinícius Leandro, o atacante Tiago Orobó chuta a bola por cima do goleiro Rafael, silenciando a torcida dona de casa.

Aos 44 minutos, o ABC chega ao empate. O atacante João Paulo cruza do lado esquerdo, Jaílson recebe, chuta forte no canto direito. Sem chances para o goleiro Ewerton.

O segundo tempo começou acelerado. Ainda no primeiro minuto, o atacante Lelê recebe na entrada da área e chuta no canto esquerdo do goleiro Rafael, marcando o segundo gol para o time americano.

Atrás do placar, o ABC começou a dar espaços para o contra-ataque do América. Aos seis minutos, Tiago Orobó toca para Wallace Pernambucano, que domina e finaliza, mas o chute passa longe do gol.

Ao 40 do segundo tempo, o Paulo Sérgio recebe pelo lado esquerdo, finaliza bem e marca um lindo gol para o ABC. Com empate, o alvinegro fica mais próximo do título. Depois disso, a equipe de Francisco Diá passou a segurar a bola, freando o ímpeto americano, até o apito final do juiz Wagner Reway (PB).

Com o encerramento da partida, a torcida alvinegra pôde comemorar o primeiro título da temporada. O único senão da final do primeiro turno foi o publico no estádio. Mesmo com o forte esquema de segurança no entorno do Frasqueirão, apenas 4.484 mil pessoas viram o título abecedista, com uma renda total de R$ 85.775.

O atacante Cesinha foi um dos poucos jogadores do América a falar com a imprensa após o término da partida. Com o apito do juiz, todos os atletas saíram rapidamente para os vestiários. “Infelizmente, não deu. Vamos trabalhar para reverter a situação no segundo turno”, disse Cesinha.

O autor do gol do título, Paulo Sérgio, reclamou muito da postura do time americano após o segundo gol. Ele estreou na equipe nesta quarta-feira. “Eu tive um pequeno espaço, preparei e esperei o goleiro ‘jogar a luva’. Mas eles quiseram amarrar o jogo no segundo tempo. Eu só queria uma chance para fazer a alegria da torcida, e consegui”, contou.

O atacante Wallyson, que se recupera de uma lesão na tíbia, comemorou muito o título. Para ele, o resultado mostra que a equipe não depende dele para obter bons resultados em campo. “Nosso time jogou muito bem. E isso mostra que eles não dependem de Wallyson. O grupo é muito qualificado e merece este resultado”, festejou.

ABC segue na vantagem nos duelos do ano contra o América. Foram duas vitórias em dois clássicos até aqui – o primeiro confronto no Campeonato Potiguar (4 a 3) e outro pela Copa do Nordeste (2 a 1). Os dois primeiros clássicos foram disputados na Arena das Dunas. O empate desta quarta-feira marcou o primeiro do ano no Frasqueirão.

Com o título da primeira fase, o ABC já garantiu a vaga na decisão do Campeonato Potiguar, mas pode levar o título direto se também vencer o segundo turno. Além disso, o time já garantiu vagas para a Copa do Brasil e Série D de 2021.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.