O Programa de Apoio às Exportações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário (Proimport) do Rio Grande do Norte foi pauta de reunião ocorrida no final da manhã desta quinta-feira (17), na Governadoria, onde dirigentes da Fiern, Fecomercio, Faern e Fetronor anunciaram apoio à medida que vai reduzir a tarifa de impostos para produtos importados que chegarem ao Estado pelo Porto de Natal.
Para o presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, o projeto oferecido pela Assembleia Legislativa às instituições de Classe e Federações elencou uma série de fatos que podem estar protegendo a indústria local. “A abertura que a governadora Rosalba Ciarlini trouxe para as Federações de poder dialogar, poder discutir os problemas inerentes ao Governo do Estado junto com as Federações é o ponto mais importante neste momento”, declarou Amaro Sales.
O presidente da Fiern entregou à Governadora e ao presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, um documento contendo várias sugestões para compor o Proimport, levando-se em consideração os interesses em comum no Projeto de Lei que permitirá a redução de tarifas para a importação de produtos de 17% para 2% nos dois primeiros anos, 3% no terceiro ano, 4% no quarto ano e 4,5% a partir do quinto ano. O principal ponto é a formação de um Comitê Gestor que foi bem aceito pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta.
“Tenho certeza que o Rio Grande do Norte está entrando num ciclo de desenvolvimento”, comemorou a governadora. “Quero agradecer a contribuição que vocês estão nos dando, porque juntos somos fortes. Precisamos desse bom relacionamento para fazer o Estado crescer. Se houver divergência, vamos buscar a solução para o bem do RN. Neste caso do Proimport, precisamos movimentar o Porto de Natal, pois estados vizinhos fazem uso deste sistema e não podemos abrir mão”, falou Rosalba Ciarlini, ressaltando que o projeto é um grande aliado das indústrias devido às salvaguardas propostas.