O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira 24 que o empenho do governo agora é para ampliar a lista de produtos fora do tarifaço de Donald Trump, especialmente manufaturados.
“Agora todo empenho é para tirar mais produtos, especialmente manufatura”, disse.
Alckmin está na presidência porque Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em viagem a Moçambique. O titular retorna ao Brasil nesta terça-feira 25.

Nesta segunda, Alckmin se reuniu com secretários estaduais de desenvolvimento. Ele tratou sobre a pauta exportadora de estados que elaboraram projetos dentro da Polícia Nacional da Cultura Exportadora, sendo eles Pará, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Amapá e Espírito Santo.
Na semana passada o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a redução de tarifas sobre alguns dos principais produtos brasileiros exportados para a maior economia do mundo.
O presidente retirou a sobretaxa de 40% que havia imposto a uma série de produtos brasileiros alegando motivos comerciais e políticos. A medida acabou encarecendo produtos básicos como café e carne para os americanos.
Trump relacionou a decisão de suspender a sobretaxa às negociações comerciais abertas entre EUA e Brasil após o encontro do republicano com o presidente Lula na Malásia em outubro.
O alívio, porém, não atingiu os principais produtos exportados pelo Rio Grande do Norte aos EUA: pescados, confeitos e sal.