Quem desembarcou ontem no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi o senador Rogério Marinho (PL). O líder bolsonarista no Estado atendeu na sede do PL e teve conversas importantes. Em Natal, Rogério fez tudo para ajudar o pré-candidato do União Brasil a prefeito, Paulinho Freire. Retirou o nome do bolsonarista raiz General Girão e até abriu mão de indicar o vice para ajudar a chegada do prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Apesar disso, o União Brasil, comandado pelo ex-senador José Agripino Maia, quer subir no palanque da pré-candidata Professora Nilda (Solidariedade) em Parnamirim. Agripino diz a todo mundo que não tem
condições de apoiar Salatiel de Souza, seu ex-funcionário da TV Tropical e que saiu do União Brasil para migrar para o PL, por exigências de Rogério. Em Parnamirim, o União Brasil tem hoje a pré-candidata Kátia Pires, que pode abrir mão da disputa em nome de Nilda.
BANCADA
Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire não estão gostando da condução de Agripino e da vice-prefeita Kátia Pires em Parnamirim. O deputado estadual Taveira Jr. foi o mais votado da cidade. O federal do União Brasil foi Benes. Os dois fizeram dobradinha. Um acordo interno diz que, na cidade que um deputado tiver mais votos, tem o comando da sigla.
FOCO
Ontem, a vice-prefeita Kátia Pires almoçou no restaurante Rei do Caldo, na Cohabinal. Sob olhares dos frequentadores do ambiente, Kátia dizia que Agripino não abre mão da sua posição e que acatará a decisão que a vice-prefeita tomar em Parnamirim. Kátia já anda se preparando para subir no palanque da oposição. Mas à imprensa diz que sua “candidatura é firme”.
BAGAGEM
Kátia anda arrotando em Parnamirim que leva o PSDB para onde for. O presidente da Câmara, Wolney França, e os vereadores Professor Italo e Marquinhos da Climep já sabem que sua líder é Kátia? Nos bastidores, ela negocia para compor chapa como vice da Professora Nilda, caso leve o União Brasil e o PSDB para a oposição.
PREOCUPADO
O ex-deputado Henrique Alves demonstra preocupação com o anúncio que o prefeito Álvaro Dias fará nas próximas semanas. Até o fechamento da Coluna Opinião, a turma de Álvaro sinaliza que Paulinho Freire será o nome escolhido para receber o apoio do prefeito na sucessão. Isso faria Henrique perder espaços na gestão municipal.
EDUCAÇÃO
“Você pode até falar: para educação tem muito pouco. Está assim porque lá não paga a ninguém. Lá o processo na educação não anda. Não anda para ninguém. É uma loucura lá. Então eu não coloco recursos nenhum lá”, revelou o deputado estadual Tomba Farias, em entrevista à 98 FM nesta semana, sobre as
dificuldades para liberação de emendas na gestão de Socorro Batista à frente da Secretaria de Educação do Estado.
SOS
Depois que deixou faltar comida e insumos no Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade de urgência e emergência do Estado, houve quem sugerisse a mudança da secretária Lyane Ramalho da Secretaria de Saúde (Sesap). A equipe dela não vem agilizando também os hospitais regionais. Há um desgaste grande na saúde do litoral ao sertão.
LIBERA
Dentro da Sesap, há quem diga que não pode comprar nada sem recursos. O secretário Cadu Xavier (Fazenda) passou alguns dias segurando algumas coisas, pois o secretário Raimundo Alves (Casa Civil) está de férias e ele não tem autonomia para resolver tudo sozinho.