BUSCAR
BUSCAR
Aterro sanitário

Governo do RN assina Termo de Cooperação para construção do Aterro Sanitário de Caicó

Obra do aterro sanitário do Seridó beneficiará mais de 60 mil pessoas. Ato de cooperação técnica foi assinado hoje em Caicó
20/10/2023 | 22:22

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) assinou hoje um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Caicó e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Seridó – CIM Seridó para a execução das obras de implantação do Aterro Sanitário de Caicó – sub-célula 1A da primeira etapa. O evento contou com a presença da governadora, Fátima Bezerra, da ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade; do assessor especial da SEMARH, Sergio Pinheiro; do prefeito de Caicó, Judas Tadeu Alves dos Santos, além de outros políticos da região e representantes da sociedade civil.

O Aterro Sanitário de Caicó conta um investimento no valor de 5 milhões de reais e, após concluído, irá beneficiar de imediato a 61.146 habitantes que residem no Município de Caicó. E de acordo com os técnicos, quando for ampliado com as Células 1B e 1C, possibilitará o atendimento para uma população de 300.049 habitantes de 26 municípios. Esses municípios integram a regionalização estabelecida no Plano Estadual de Resíduos Sólidos para a região do Seridó, que contempla a gestão de resíduos sólidos, de modo a garantir a destinação adequada de resíduos sólidos domiciliares.

Aterro sanitário será erguido para beneficiar toda região. Ato foi assinado pela goveRio Grande do Norteadora Fátima Bezrra
Governadora Fátima Bezerra assinou ato de cooperação técnica

Vale ressaltar que a implantação deste Aterro Sanitário não é apenas uma obra de infraestrutura para a gestão de resíduos sólidos da região, mas trata-se de um investimento na melhoria do saneamento básico e da saúde pública.

Em seu discurso, a governadora Fátima Bezerra ressaltou a inauguração da Policlínica Regional do Seridó que foi entregue pouco antes da assinatura do Termo de Cooperação do Aterro Sanitário. “Aqui onde nasce a primeira Policlínica Regional é também aonde nasce o primeiro Aterro Sanitário do Seridó. Essas obras, com certeza, ajudarão a trazer mais saúde para a população da região”. Ela lembrou o importante papel da SEMARH no projeto e no licenciamento ambiental do Aterro Sanitário.

Para a ministra Nisia Trindade, com a Policlínica e o Aterro Sanitário os moradores do município de Caicó e região ganharão saúde e qualidade de vida. “Saneamento básico é um fator fundamental para a melhoria da saúde da população”, afirmou.

Meio Ambiente

O Aterro ocupará uma área de 37 hectares, terá capacidade de acumulação de 2.600.000 toneladas de resíduos e será localizado na RN 228, entre os municípios de Caicó e São José do Seridó. Segundo especialistas, o empreendimento terá uma vida útil de 20 anos.

Para o engenheiro sanitarista Sergio Pinheiro, assessor especial da SEMARH, a assinatura desse acordo coroa uma ação que vem se desenvolvendo há vários anos e que agora se efetiva.

“Quando concluído, o Aterro de Caicó terá o potencial para atender outros 25 municípios da região do Seridó. Isso não significa somente resolver a questão de destinação do lixo, significa também o encerramento de 25 pontos, focos de contaminação, que são os lixões que geram questões ambientais graves que existem na região e o Aterro chega para resolver por completo essa questão”, explicou Pinheiro.

Caberá ao Governo do RN ceder à prefeitura de Caicó e ao CIM/Seridó o projeto do aterro sanitário de Caicó para a sua execução, constando de projeto técnico (aterro sanitário e estruturas acessórias) e complementares (sondagens, fundações, estrutural, elétrico, hidráulico, sanitário, drenagem e proteção contra incêndio. A equipe da SEMARH vai realizar o acompanhamento técnico das obras de implantação da Sub-Célula 1A da primeira etapa do Aterro Sanitário de Caicó.