BUSCAR
BUSCAR
Luto

Cantor Lô Borges, fundador do Clube da Esquina, morre aos 73 anos em Belo Horizonte

Mineiro coleciona sucessos como "O trem azul", "Paisagem da Janela" e "Um girassol da cor do seu cabelo"
Redação
03/11/2025 | 10:05

Morreu, aos 73 anos, em Belo Horizonte, o cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira. A informação foi confirmada nesta segunda-feira 3 pela família do artista.

Lô Borges estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde 17 de outubro, após intoxicação por medicamentos, e precisou de ventilação mecânica. No dia 25 de outubro, passou por uma traqueostomia.

image
Cantor Lô Borges - Foto: Bárbara Dutra/Divulgação

Em parceria com Milton Nascimento, Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina, movimento que marcou a música brasileira. Entre os sucessos do artista estão “Um girassol da cor do seu cabelo”, “O trem azul” e “Paisagem da Janela”.

Salomão Borges Filho, nome de nascimento do artista, era o sexto filho de uma família de 11 irmãos. Nascido no bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte, mudou-se ainda criança para o Centro da cidade durante uma obra na casa em que vivia. Aos 10 anos, conheceu Milton Nascimento nas escadas do Edifício Levy, na Avenida Amazonas, evento que teve impacto na carreira de ambos.

Em 1984, Lô Borges realizou sua primeira turnê nacional com o disco Sonho Real. Na década de 1990, a parceria com Samuel Rosa na música “Dois Rios” trouxe o artista de volta à atenção do público.

Desde 2019, Lô mantinha a tradição de lançar um álbum de músicas inéditas por ano. O último trabalho foi Céu de Giz, lançado em agosto de 2025, em parceria com Zeca Baleiro.