BUSCAR
BUSCAR
Gastronomia
Confira a coluna “Sal e Pimenta” desta sexta-feira 26
Por Fabrícia Mesquita
26/02/2021 | 01:54

O resveratrol está presente nas cascas das uvas tintas e nas sementes, é um polifenol, cuja função é proteger as plantas e frutos de infecções por bactérias ou fungos. Ele atua como um antioxidante e, além de ser encontrado em frutos e plantas, pode ser ingerido como suplemento também.

Porém, o que chamou a atenção dos pesquisadores foi justamente esta propriedade antioxidante, ou seja, a capacidade de inibir a oxidação de moléculas e tecidos. Quando uma célula passa por um processo de oxidação, ela libera radicais livres que iniciam uma reação em cadeia e podem causar a morte celular. Os antioxidantes agem impedindo essa oxidação e mantendo a célula saudável.

Para os amantes do vinho, é ótimo saber que o resveratrol é encontrado em nossa bebida preferida, pois está ricamente presente nas cascas das uvas tintas e, em menor quantidade, nas sementes das uvas, como falei acima. No vinho, ele é responsável por trazer alguma complexidade aromática e ajudar na adstringência, mas onde o resveratrol se destaca de verdade é na área da saúde.

Inúmeros estudos apontam como o resveratrol age no organismo humano com diversos efeitos, vamos saber quais são eles?

Benefícios:

  • Ação anti-inflamatória – como nas plantas, o resveratrol ataca a inflamação ajudando a combater organismos externos e atuando na recuperação celular.
  • Combate a aterosclerose – o resveratrol evita a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim), diminuindo a possibilidade de entupimento das veias e artérias. O resveratrol é apontado ainda como um estimulador da produção de uma enzima vasodilatadora, chamada endotelina, contribuindo para a regularização da pressão sanguínea.
  • Previne que células cancerígenas se proliferem e se espalhem ativando a apoptose celular, ou morte celular programada.
  • Reduz o risco de Alzheimer por prevenir a formação no cérebro das chamadas placas de Alzheimer, apontada como principal causa para o surgimento da doença.
  • Aumenta sensivelmente a produção de insulina, ajudando a prevenir a diabetes.
  • Protege o organismo contra os efeitos prejudiciais do envelhecimento e da obesidade.

O resveratrol aumentou a expectativa de vida de leveduras, peixes e moscas em estudos, o motivo é a ativação do gene Sir2, responsável pela produção de uma enzima chamada Sirtuína que está ligada ao envelhecimento.
Com tantos ganhos, podemos continuar tomando nossas taças sabendo que nossa saúde está sendo beneficiada! Mas sempre com moderação!

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.