05/01/2021 | 06:11
Sobre os “Reis Magos”
Amanhã é a data que incorporou a história de Natal as figuras bíblicas de Melquior, Gaspar e Baltazar, os “três Reis Magos”. O dia da tradicional festa, que deu nome ao bairro de Santos Reis. Além disso, um dos símbolos da cidade é o “Forte dos Reis Magos”, assim denominado devido ao início da construção pelos colonizadores portugueses, em 6 de janeiro de 1598. O Forte teve forma de estrela, situado ao lado direito da barra do rio Potengi. Em 1633, o local sofreu ataque de holandeses, que dominaram a região por 21 anos e passaram a chamá-lo de “Castelo Keulen”. Com a expulsão dos invasores, voltou a denominação de Reis Magos. A festa de Reis teve origem em Portugal, quando os habitantes abrem as portas para ouvirem as “janeiras”, que consistem em músicas anunciando o nascimento de Jesus e pedidos das sobras das festas natalinas para distribuição com os pobres. Os cristãos ortodoxos festejam o nascimento de Jesus, neste dia de Reis. Eles seguem o calendário juliano, que tem mais 14 dias que o calendário gregoriano.
Olho aberto
- O evangelho de Mateus descreve, que os reis magos souberam do nascimento do “rei dos judeus”, em Belém, na Judeia. Tiveram sinal divino, sob a forma de “estrela”, que lhes indicou o caminho até o estábulo. Acharam o menino com Maria sua mãe, adoraram-no e ofertaram-lhe ouro, incenso e mirra.
- Brent Landau, professor de Teologia da Universidade do Oklahoma, admitiu que a estrela o fosse o próprio Jesus.
- Antes de encontrarem o menino-Deus, os Reis Magos tiveram encontro com o rei de Israel, Herodes, que via o seu poder ameaçado pela chegada ao mundo do Messias. Herodes tentou enganá-los, pedindo-lhes que fossem adorar a Jesus e voltassem ao palácio para lhe indicarem o caminho, porque ele também queria prestar homenagem ao bebé.
- Os Reis Magos, avisados em sonhos, não voltaram para informar Herodes, que desejava matar o Menino. Depois, a “sagrada família” fugiu para o Egito e fixou-se em Nazaré.
- Até hoje, a identidade dos Reis Magos continua incógnita. Há versões de que fossem mais de doze peregrinos, porém as prendas de Baltazar, Gaspar e Melchior teriam sido as mais simbólicas. Essa hipótese consta no Vaticano, em documento descoberto no século XVIII e redigido em sírio na segunda metade do século II (possivelmente pelos filhos dos reis magos).
- No século XIX, São Beda que vivia no Mosteiro de São Pedro, nordeste da Inglaterra, teve acesso a documento, que lhe permitiu criar o perfil dos três reis magos: Melquior, de setenta anos, cabelos e barbas brancas. Gaspar, de vinte anos e robusto. Baltasar mouro, barba cerrada e com quarenta anos.
- Os três não seriam reis, nem nada teriam a ver com magia. Supõe-se que tenham sido homens eruditos, possivelmente, astrólogos ou astrônomos, já que foram descritos como “estudiosos das estrelas”.
- Acredita-se que os restos mortais dos três reis magos repousam na Alemanha, na Catedral de Colônia, em túmulo talhado a ouro.
Alucinação
Até o vice-presidente americano Mike Pence afastou-se do alucinado Trump. Após perder na Corte Suprema, o ex-presidente ainda apela neste 6 de janeiro à mobilização dos seus apoiantes para pressionar o Congresso a reverter derrota nas urnas. Quer revogar lei sobre eleição, do ano 1887, até hoje intocável. O Congresso certificará o colégio eleitoral, onde Joe Biden teve 306 votos contra os 232 de Donald Trump.
Republicanos
O ex-presidente Bush, pai e filho e ex-candidatos Mitt Romney e John McCain, da cúpula do Partido Republicano, também se afastaram de Trump, isolado no seu próprio partido.