BUSCAR
BUSCAR
Língua portuguesa
Confira a coluna “Desenrolando a Língua” de quarta-feira 20

20/01/2021 | 07:47

CONCORDÂNCIA DO VERBO SER
A concordância do verbo ser é um dos assuntos mais intrigantes da língua de Camões. Por isso, anote esta dica: quando o núcleo do sujeito é pronome pessoal ou nome referente a pessoa, o verbo ser concorda com essas palavras. Eles eram a mais intensa manifestação de cordialidade. A mais intensa manifestação de cordialidade eram eles. O responsável pelo setor de cargas somos nós. Filipe é as alegrias da casa. Os deputados são o alicerce do partido. Pode até soar estranho, mas é a forma correta.

ABENÇOAR
Este é um verbo de uso muito comum, porém poucos conhecem a transitividade dele, isto é, a relação que ele mantém com seus complementos. Por isso, muita gente anda a abençoar de maneira incorreta: “Deus lhe abençoe”. O verbo abençoar é transitivo direto, ou seja, é um daqueles que não exigem preposição, logo, repelem o pronome “lhe” como acompanhante. Para tornar a frase adequada ao padrão da norma culta, deve-se dizer: “Deus o abençoe”. É importante dizer, ainda, que a frase “Deus te abençoe” está; correta, desde que quem a pronuncie ou a escreva esteja se referindo a alguém na segunda pessoa, como em “Deus te abençoe, tu mereces”.

ABSOLVER – ABSORVER
Esta dupla de palavras pode causar bastante confusão, caso não seja bem observada. É que, apesar de a grafia ser muito parecida, os significados são muito diferentes. Absolver significa perdoar, desculpar: “O jovem foi absolvido das acusações”. Já o verbo absorver significa assimilar, fazer que se concentre em si, engolir, consumir: “Como o palestrante deu muitas informações, nem todas foram absorvidas”. Nunca é demais lembrar que quem escreve tem a obrigação de estar atento.

EMPREGO DE ALGUMAS LETRAS
Pense em um grande problema linguístico. Se você pensou em uma inadequação gráfica, acertou. Um desvio de grafia macula a imagem de qualquer redator, inclusive nas redes sociais. Pensando nisso, selecionei algumas dicas. Para não abusar da paciência e do tempo, hoje darei apenas duas. Emprega-se a letra Z: a) em palavras derivadas de outras grafadas com z: feliz – felizardo; zelo – zelador; b) em substantivos abstratos femininos terminados em -ez e -eza, derivados de adjetivos: grávida – gravidez; esperto – esperteza; c) em palavras terminadas em -izar (verbos) e -ização (substantivos), derivadas de certos substantivos: colono – colonizar – colonização.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - redacao@agorarn.com.br
Comercial: (84) 98117-1718 - publica@agorarn.com.br
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.