BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Testes rápidos podem estimular comportamento de risco na quarentena
Daniela Freire
24/06/2020 | 03:05

Cenário

Uma matéria publicada nesta terça pelo El País Brasil, intitulada “Febre dos testes rápidos para furar a quarentena pode estimular o comportamento de risco” mostra uma situação perigosa e que vem acontecendo aqui mesmo em Natal.

Atenção

A reportagem explica que os chamados testes rápidos, como os que estão sendo realizados nesta capital, “não são capazes de dizer se uma pessoa está ou não infectada e transmitindo o vírus naquele momento”, apenas mostra se você já tem anticorpos gerados pelo contato com o vírus.

Explicando

Ou seja, se você fez o teste disponibilizado pela Prefeitura de Natal e deu negativo significa que você, na verdade, ainda pode pegar a doença. “Os rápidos olham sempre para uma fotografia do passado: detectam se a pessoa já teve contato com o vírus em algum momento e se produziu anticorpos contra ele”, diz o jornal.

Assustador

Mas o detalhe mais importante é que “o negativo do teste rápido também é o resultado de pessoas que, naquele momento, estão infectadas com o vírus e transmitindo”, mesmo que sem sintomas, “já que o organismo ainda não teria tido tempo de desenvolver os anticorpos que seriam acusados no exame”.

Resultado

E qual o grande problema disso? É que a maioria das pessoas que testa negativo nos exames rápidos tem a falsa impressão de que está livre da covid19. E isso tem estimulado o “comportamento de risco” e provocado “furos” na quarentena.

Vírus presente

“O único teste capaz de detectar a presença do novo coronavírus durante a infecção é o chamado RT-PCR, feito a partir de uma amostra respiratória do paciente com sintomas da doença e processado em laboratório”, afirma o El Pais.

Necessário

Portanto, é preciso que o poder público, no caso daqui a Secretaria Municipal de Saúde, reforce essa informação à população. Deixe claro que o resultado negativo do teste rápido pode indicar a suscetibilidade à doença ou até mesmo a infecção presente naquele momento.

Eco

As reclamações nos bastidores políticos sobre a ausência total da governadora Fátima Bezerra nas coletivas de imprensa para falar sobre dados e estratégias de combate ao novo coronavírus ganharam voz na Assembleia Legislativa.

Solidária

O deputado José Dias chamou atenção, em pronunciamento na sessão remota da ALRN, para o fato de a governadora não estar atuando presencialmente durante a pandemia. Na opinião do parlamentar, Fátima não precisa ir aos hospitais, mas, munida de toda a proteção possível, deve ser solidária à sua equipe que está trabalhando.

Superando

O deputado estadual Hermano Morais está, aos poucos, voltando às atividades remotas da Assembleia Legislativa do RN, enquanto continua em processo de recuperação da Covid-19. A pauta escolhida para o retorno foi uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da Comissão Especial contra o novo coronavírus.

Nevaldo Rocha

O deputado Kelps Lima (SDD) ressaltou, na sessão remota da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (22), a homenagem que pretende fazer ao empresário Nevaldo Rocha, fundador dos Grupos Guararapes e Riachuelo, falecido no último dia 17. Ele se referiu ao Projeto de Lei apresentado à Casa, dando o nome do empresário à RN-160. A via pública abriga a fábrica Guararapes.

Antes tarde que nunca

Finalmente uma providência contra esse descalabro. “O juiz federal Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, determinou que o presidente Jair Bolsonaro está obrigado a utilizar máscara de proteção contra o novo coronavírus em todos os espaços públicos. Caso a ordem seja descumprida, foi estabelecida uma multa diária de R$ 2 mil”.

Cedo demais

No mundo, novos surtos de covid-19 estão obrigando países a recuarem após reabertura de indústria, comércio e lazer. É o caso de Coreia do Sul e Irã, que vivem a segunda onda. Alemanha e Portugal também voltaram a impor restrições. É bom o Brasil prestar atenção nos exemplos…

Rápidas

•O tenista número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic, testou positivo para a Covid19, após organizar um torneio de tênis em Belgrado, indo contra as recomendações de epidemiologistas. Outros tenistas também foram infectados.

•Deu em Guilherme Amado, de Época: “Agitado e chorando, Wassef desperta preocupação”.

•O subprocurador do TCU Lucas Furtado requisitou que a Corte de Contas analise se houve participação do Itamaraty na ida do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub aos Estados Unidos. Ele acredita que a alteração na data de exoneração ‘confirma fraude’.

•Paralisadas por causa da pandemia, as filmagens de algumas superproduções do cinema estão voltando. Entre elas: ‘Avatar 2’, que já está sendo rodado na Nova Zelândia, onde a proliferação do coronavírus está controlada, ‘Jurassic World 3’, na Inglaterra, e ‘The Batman’.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.