BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Procurador da República publica que é seguro abertura gradual no RN
Daniela Freire
27/07/2020 | 23:48

Agora sim
O procurador da República e ex-membro de comissão do MPF no combate à Covid-19 no RN Fernando Rocha declarou ontem em seu Twitter que “agora é seguro a abertura gradual da economia no RN”. “Sim, seguindo as recomendações da ciência”, disse ele.

Orgulho
Segundo o procurador, o potiguar deve se orgulhar do trabalho realizado pela equipe estadual de combate à pandemia do novo coronavírus, incluindo Sesap, MPF, MPE, MPT, LAIS e Metrópole Digital. “O caso do enfrentamento do COVID-19 (sic) no RN é revolucionário. Graças ao trabalho de muita gente do bem e dedicada”, escreveu.

Modelo
Fernando Rocha comemorava os seguintes números: 65% de leitos críticos ocupados no RN e 103 leitos de UTI-Covid disponíveis no SUS. “Apenas uma pessoa na fila Isso é uma grande conquista do RN. Somos modelo para o País”, afirmou.

Precipitado
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançou nota criticando a volta às aulas nas escolas públicas em privadas, afirmando ser “temerário” o retorno às atividades presenciais.

Dados
O principal motivo para o posicionamento do conselho é que a medida está sendo anunciada em um momento em que os “dados disponibilizados nos relatórios oficiais do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde evidenciam que a taxa de contaminação pelo novo coronavírus está em crescimento”.

Preocupação
“A maioria das escolas não dispõe de profissionais da área da saúde, que incluem serviço social e psicologia, além do atendimento básico, para promover ações desta dimensão”, diz a nota assinada pela presidente do Conanda, Iolete Ribeiro da Silva.

Informar é preciso
A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao governo que seja distribuído um folder informativo com orientações sobre a Lei Maria da Penha e sobre os serviços dos órgãos de segurança para denúncias de violência doméstica contra a mulher, durante todo o mês de agosto de 2020.

Boa ideia
A ideia da deputada é que esse material seja entregue junto aos kits de merenda escolar enviados aos alunos e às escolas da Rede Estadual de ensino, quando forem retomadas as aulas presenciais.

Máscara dos sonhos
Uma máscara que mata novo coronavírus foi desenvolvida em Portugal. “O equipamento inativa até 99% do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e mantém características mesmo depois de 50 lavagens, diz estudo que comprovou a eficácia”, diz a imprensa. A máscara, chamada MOxATech, conta com um revestimento que neutraliza o vírus no momento do contato.

PIX
“No dia 16 de novembro, uma novidade do Banco Central vai chacoalhar o mercado e impactar a forma com que os clientes de bancos e fintechs fazem transferências e compras”. A notícia no canal e-investidor, no Estadão, diz respeito ao “PIX”, novo “serviço instantâneo de pagamentos”, que vai permitir que os brasileiros enviem e recebam recursos em questão de segundos e com custo zero.

Mudança radical
Atualmente, as transferências de dinheiro ocorrem via Transferência Eletrônica Disponível (TED), ou DOC, que envolvem custos e são limitadas quanto a dias e horários. “Já com o PIX, os clientes poderão fazer transações imediatas em qualquer horário ou dia da semana”, diz o e-investidor.

Divórcio
A notícia que mexeu com Brasília nesta segunda foi o desembarque do DEM e do MDB do chamado Centrão. Os dois partidos ainda oficializaram “rumo antagônico na Câmara”. “‘Divórcio’ indica mudanças na forma como bancadas vão se posicionar em votações futuras, como na reforma tributária e na sucessão de Maia, em 2021”, informou a imprensa nacional.

Rápidas

Afrouxamento do isolamento social levou ao aumento de casos de coronavírus em 11 estados brasileiros.

Os especialistas criticam falta de coordenação do governo federal, o que teria contribuido para recorde da média diária de óbitos.

O Itamaraty intercedeu para agilizar a entrada de Weintraub nos EUA. O Ministério das Relações Exteriores pediu visto para passaporte diplomático no dia em que o ex-titular da Educação anunciou a saída. Informação da Folha de S.Paulo.

O patrimônio líquido de bilionários brasileiros cresceu US$ 34 bilhões na pandemia, diz levantamento da Oxfam.

“O presidente Jair Bolsonaro foi acompanhado o tempo todo por um cardiologista. Cloroquina tem efeitos colaterais graves. Saiu do tratamento inchado. As fotos mostram. Cloroquina e vermífugo não incham. Jornalistas podem dizer o que for. É cientista que entende desse bordado”. Do escritor, palestrante e colunista Pedro Doria.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que amplia até o fim do ano a validade de receitas médicas e odontológicas de remédios de uso contínuo.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.