BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Médico potiguar assume Cadeira 52 da Academia Brasileira de Medicina e Reabilitação
Daniela Freire
24/07/2020 | 00:25

Posto nobre
O médico potiguar Roberto Vital assumiu nesta quarta-feira a Cadeira 52 da Academia Brasileira de Medicina e Reabilitação, que tem como patrono o médico e político Henrique Dodsworth, que foi embaixador em Portugal e prefeito do Rio de Janeiro.

Orgulho
“A Medicina potiguar está em júbilo”, escreveu em seu perfil no Instagram o imortal da Academia de Letras do RN Ivan Lira de Carvalho.

Lembrança
O professor, jurista e escritor ainda contou em sua postagem que no seu discurso, Roberto Vital “mencionou o professor que lhe estimulou a seguir a carreira de fisiatra, o Dr. Ernani Rosado, intelectual que integrou a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e, como o empossado, era abecedista de coração”.

Receita
A Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei da deputada Eudiane Macedo (Republicanos) que poderá beneficiar as pessoas que precisam comprar medicamentos nas farmácias do Rio Grande do Norte.

Remota
Pela proposta, fica autorizado, em caráter emergencial, o recebimento remoto de receitas médicas pelas farmácias e drogarias do Rio Grande do Norte, enquanto durarem as medidas de restrições de atividades na pandemia da Covid-19. O relator, deputado Hermano Morais (PSB), foi favorável e elogiou a iniciativa da parlamentar.

Massificando
O legislativo estadual vai alterar o número do canal de transmissão da TV Assembleia RN – hoje exibido no canal 51.3 – para o canal 10 do sinal aberto de televisão. O novo número é uma definição do Ministério das Comunicações, comandado pelo potiguar Fábio Faria, e tem como objetivo “democratizar os canais legislativos que estarão mais próximos aos canais de maior audiência na rede gratuita de TV”.

Ineficácia comprovada
Um estudo brasileiro inédito, do grupo Coalizão Covid-19 Brasil, mostrou ineficácia de hidroxicloroquina e azitromicina em casos leves a moderados de Covid-19 – e ainda revelou que os pacientes tiveram efeitos cardíacos e hepáticos adversos. Os resultados da pesquisa, feita com 55 hospitais públicos e privados, foram publicados nesta quinta-feira no prestigiado periódico científico “New England Journal of Medicine”.

Padrão Internacional I
Os colégios CEI Mirassol e Zona Sul estão adotando um protocolo de segurança sanitária de padrão internacional, para a tranquilidade a tranquilidade de pais, alunos, professores e gestores no retorno as aulas.

Padrão Internacional II
As iniciativas têm como base recomendações de órgãos nacionais e internacionais competentes, como Ministério da Saúde, Anvisa e CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Justiça
A Associação de Guardas Municipais do Brasil não deixou barata a agressão cometida pelo desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira contra guardas municipais por não estar usando máscara contra a covid-19. E entrou, nesta quarta-feira (22), com uma reclamação no CNJ (Conselho Nacional de Justiça). O grupo pede ao CNJ que instaure “o devido processo legal” para apurar se Siqueira cometeu crime durante o episódio.

CPI da pandemia
Finalmente uma reação: A oposição no Congresso está defendendo a abertura de CPMI pela atuação do governo Bolsonaro na pandemia. Em nota, dirigentes políticos citam auditoria do TCU que apontou que Ministério da Saúde gastou cerca de 30% do dinheiro prometido para enfrentar a pandemia até o fim junho

Não vai dar praia
As forças de segurança do Rio Grande do Norte estão intensificando as ações de fiscalização na orla marítima do RN para o cumprimento dos decretos estaduais de combate à pandemia do novo coronavírus.

Agora só com receita
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabeleceu novo controle sobre a prescrição médica de medicamentos que estão sendo amplamente divulgados como tratamento contra a covid-19: hidroxicloroquina, cloroquina, nitazoxanida e agora a ivermectina também só poderá ser vendida com retenção de receita. O objetivo na norma é coibir a compra indiscriminada.

Rápidas

Com o terceiro teste de Covid-19 positivo, o presidente Jair Bolsonaro passeou nesta quinta-feira de moto e conversou sem máscara com garis no Palácio do Alvorada. A Folha de S.Paulo foi quem noticiou esse ato de irresponsabilidade do presidente da República.

Quase metade dos domicílios brasileiros recebeu auxílio emergencial em junho: 43%, ou 29,4 milhões de casas, receberam algum tipo de benefício do governo na pandemia.

O Santander conheceu nesta quinta as ações do Conselho da Amazônia. O banco espanhol prometeu cooperar em financiamentos para o desenvolvimento da região, com destaque para a bioeconomia. Tudo coordenado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.