BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Deputados cobram resposta do Governo do RN
Daniela Freire
02/07/2020 | 01:08

Clima: a falta de resposta do Governo do Estado aos ofícios enviados por deputados estaduais gerou uma reclamação do deputado Kelps Lima durante sessão da Casa. Kelps ressaltou que o tom de descontentamento sobre esse assunto é da maioria dos parlamentares.

Crise

Ele chegou a falar sobre a possibilidade de uma “crise institucional” se instalar por conta da falta de diálogo com o Executivo. “Infelizmente, vivemos um período difícil entre as nossas perguntas e a demora nas respostas do Governo do Estado. Se eles querem uma crise institucional, nós não admitiremos”, disse.

Endurecendo

Segundo Kelps, desde março que os deputados pedem “respostas” e não recebem. E por isso, avisou o deputado, não serão liberados no colegiado de líderes da Assembleia Legislativa, nem na Comissão de Fiscalização e Finanças, nenhum projeto do Governo do Estado. “Salvo matérias que coloquem em risco a vida do povo potiguar ou perda de recursos por parte do Estado. E a tramitação na Comissão de Fiscalização será a mesma que o Governo dá aos nossos ofícios: ficará parado”, avisou o parlamentar.

As questões

Os pedidos de informações listados pelos líderes correspondem aos dados que estão em pauta na Casa: a investigação em relação ao contrato da Arena das Dunas; a aquisição dos respiradores pelo Consórcio Nordeste; além de questionamentos em relação a dados de lotação de UTIs na rede pública de saúde; da retomada de aulas na pauta da Educação e outros.

Doação

Dentro do projeto Justiça Solidária, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte realizou a doação de alimentos, material de escritório e itens de higiene para três instituições de Natal. Foram beneficiadas a Legião da Boa Vontade, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais e o Albergue Noturno de Natal. Foram doados objetos adquiridos pela JFRN que, com a redução do consumo em decorrência da paralisação das atividades presenciais, corriam o risco de se perderem ao longo dos próximos meses.

Será?

O presidente Jair Bolsonaro informou em publicação nas redes sociais, sem detalhar as diretrizes, que o Conselho Nacional de Política Energética estabeleceu orientações para que o etanol possa ser vendido das usinas diretamente para os postos de combustíveis. Disse o presidente: “A venda direta de etanol pode proporcionar maior concorrência no setor e baratear o preço dos combustíveis nas bombas”.

Apoio

As mulheres em situação de vulnerabilidade poderão receber mais uma medida de proteção no Rio Grande do Norte. É que o Projeto de Lei da deputada Cristiane Dantas (SDD), que indica a utilização do contraceptivo reversível de longa duração de etonogestrel foi aprovado nesta terça-feira (30), na reunião remota da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Responsabilidade

Segundo o texto do projeto, a mulher em situação de vulnerabilidade no Estado, atendida na rede pública de saúde, terá direito à inserção gratuita de implante contraceptivo reversível de longa duração de etonogestrel, após o primeiro parto, garantindo a liberdade de opção.

Elogiada

Relator do projeto na Comissão, o deputado George Soares (PL) elogiou a propositura da parlamentar Cristiane. “Todos os projetos da deputada Cristiane que são das causas das mulheres nós apoiamos e aprovamos todos. Não ficou nenhum em aberto. E aqui mais uma vez parabenizo a deputada pela proposição de extrema importância”, disse.

Interesse

Sucesso absoluto: Mais de 45 mil pessoas já assistiram aula de curso gratuito sobre a Ditadura Militar oferecido pelo jornal Folha de S.Paulo. A atividade conta com aulas online ministradas pelo jornalista e escritor Oscar Pilagallo.

Continua

O ministro do STF Alexandre de Moraes decidiu pela prorrogação por mais 180 dias do inquérito das fake news, aberto pelo Supremo para apurar a existência de uma rede de disseminação de notícias falsas e ameaças aos ministros da Corte. Recentemente, a investigação se voltou a empresários, blogueiros e militantes aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Rápidas

Ação germicida do sol tem baixo poder para impedir transmissão de coronavírus, aponta estudo. A radiação ultravioleta mais potente para eliminar vírus é absorvida pela atmosfera antes de chegar ao solo.

A escolha de prefeitos e vereadores em todo o País acontecerá em 15 de novembro este ano. Nas cidades em que houver 2º turno, a disputa será no dia 29.

Após fracasso de negociações, marcas como Coca-Cola e Starbucks iniciam boicote ao Facebook, Instagram, Twitter e etc. A rede social de Mark Zuckerberg tentou convencer os anunciantes de desistir do boicote, mas as conversas não avançaram. Com o boicote, Zuckerberg já perdeu US$ 7,5 bilhões de sua fortuna.

Do Portal Agora RN: Em “Alô, Presidente”, Bolsonaro conversa com parnamirinense que não existe.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.