BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta terça-feira 1º

01/12/2020 | 06:31

Pausa para festa
O prefeito reeleito de Natal, Álvaro Dias, passou o fim de semana do segundo turno eleitoral em Brasília. Ele aproveitou a ida à capital federal para cumprir agenda em ministérios durante a semana e ficou por mais uns dias para participar da festa de aniversário do ministro do Desenvolvimento Regional, o conterrâneo Rogério Marinho.

Prestigiado
O evento em homenagem a Rogério, ocorrido no sábado, dia 28, contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, com quem Álvaro fez questão de fotografar, após uma rápida conversa. Em pauta, recursos para combater a pandemia.

Aproveitando…
“Na oportunidade, tive a satisfação de reencontrar o nosso presidente, onde pude também agradecer o apoio constante que vem dando a Natal, tanto em meio a pandemia, com recursos para saúde, como em obras estruturantes que vem sendo realizadas em nossa cidade com a parceria do Governo Federal”, disse o prefeito no Twitter.

Agora?
Ao comentar sobre os compromissos em Brasília, o prefeito revelou estar preocupado com o aumento de casos de Covid-19 na capital potiguar.

Avanço
Ele disse: “Participando do aniversário do amigo Rogério Marinho, depois de peregrinação na véspera, em alguns ministérios, buscando recursos para obras estruturantes em Natal e para a saúde, preocupado com o avanço da pandemia do coronavírus”.

Apelo
A governadora Fátima Bezerra fez pessoalmente um apelo para que a população aproveite a prorrogação do Refis 2020. “Não deixe para a última hora não! Aproveite as facilidades que a nossa gestão está promovendo para começar 2021 com tudo regularizado e pronto pra aproveitar as oportunidades que vão surgir”, escreveu em seu Twitter.

Refis
A data limite de adesão ao programa de recuperação de créditos tributários do ICM, ICMS e IPVA – que encerrava ontem – agora será dia 29 de dezembro de 2020.

2022
O resultado das eleições municipais deu um indício do que poderá acontecer em 2022. E há quem tenha achado Guilherme Boulos, o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, com postura muito parecida com a de Lula, lá nos idos dos anos 2000, quando ele começou a sair do discurso mais radical.

Observação
De um observador do cenário político no Brasil pós segundo turno das eleições: “Não adianta achar que MDB ou DEM cresceram ou diminuíram por terem feito mais ou menos prefeitos. São hoje simples siglas de filiações. Não são partidos políticos com lideranças e seguidores, como o PT ainda é, por exemplo. Os que se elegeram agora não têm nenhum compromisso para apoios futuros. Estarão com quem der mais”.

Sem mulheres
“As eleições 2020 marcaram a estagnação do número de mulheres eleitas para comandar prefeituras de capitais no Brasil”. A constatação está em reportagem publicada pelo UOL e mostra que pela terceira eleição municipal seguida, apenas uma mulher ganhou. Assim como em 2018 apenas uma mulher foi eleita governadora, Fátima Bezerra no RN.

Reeleita
Neste ano, somente Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas (TO), foi escolhida entre as capitais. Ela assumiu o cargo em 2018 após a renúncia de Carlos Amastha (PSB) e foi reeleita neste ano.

Tema
“Sistema penitenciário federal – prática e jurisprudência do STJ” será o tema da nova edição da Quinta Jurídica, confirmada para o dia 3 de dezembro, às 19h. O evento terá como debatedores o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, corregedor do Presídio Federal de Mossoró.

Lançamento e doação
Durante o evento, o magistrado Walter Nunes estará lançando seu novo livro “Execução Penal no Sistema Penitenciário Federal”, publicado pela editora OWL. A Quinta Jurídica de dezembro irá beneficiar a Pastoral Carcerária, para onde serão destinados os recursos doados pelos participantes do evento.

Sucesso da praia
Em Natal, as empresárias arrojadas Vivianne Monteiro e Evaniely Melo estão comemorando e muito o sucesso da Cajarana Swim, marca de biquínis criada e desenhada pela dupla e que caiu no gosto das potiguares praianas. Conforto, modelagem perfeita e qualidade de matéria prima são destaque nas peças, que têm proteção solar, são atóxicas, antiodor e biodegradáveis.

Rápidas

Com Bolsonaro, tropas brasileiras deixam as forças de paz da ONU após 21 anos. “Brasil perde projeção do poder nacional e reforça isolamento diplomático do governo, que se compraz em ser pária internacional”, disse Marcelo Godoy, do Estadão.

O percentual de brasileiros que deixou de votar no segundo turno das eleições municipais de 2020 chegou a 29,47%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mais de 11 milhões de pessoas deixaram de ir às urnas, um recorde. No primeiro turno, o nível de abstenção, que já era alto, foi de 23,14%.

Deu no UOL: O segundo turno das eleições municipais pelo Brasil consolidou um cenário que já se apresentava no primeiro. A esquerda e o bolsonarismo “saem fragilizados, enquanto o centro se mostra o grande vencedor”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.