BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Daniela Freire desta sexta-feira 20

20/11/2020 | 06:11

Na torcida
A governadora do RN, Fátima Bezerra, está festejando o crescimento nas pesquisas da petista Marília Arraes, que concorre num segundo turno à Prefeitura do Recife. Se eleita, Marília será a primeira mulher a comandar a cidade.

Recado
Em seu Twitter, Fátima afirmou: “Quanta felicidade em ver que Recife está caminhando para ser governada por uma mulher de luta, corajosa, determinada e que está preparada para realizar uma gestão sintonizada com os anseios do povo recifense”.
A governadora já está até prevendo: “Vai ser a vitória mais bonita deste 2° turno!”.

Crescimento
O ainda deputado estadual Sandro Pimentel fez uma avaliação positiva do resultado das eleições para o seu partido, o PSOL.
Tanto no RN, onde a legenda elegeu 11 vereadores, quanto em nível nacional, com destaque para a presença de Guilherme Boulos no segundo turno em SP. “Em algumas capitais, tivemos diversos parlamentares eleitos como os mais votados, como em Porto Alegre”, ressaltou.

Bons números
Sandro Pimentel comemorou o fato de o PSOL já ter aumentado de dois para quatro – podendo chegar a seis – o número de prefeitos no Brasil com relação a 2016.
“Ou seja, o PSOL tem crescido a cada ano nas lutas e nas ruas, mas também nos parlamentos e executivos”, disse ele em fala na Assembleia Legislativa.

Maturidade
Sandro Pimentel é fundador do PSOL no RN, tendo participado da primeira direção nacional do partido. Ele foi presidente estadual por três mandatos.
“Ficamos muito felizes em ver que o partido ganhou um grau de maturidade na política”, avaliou.

Impressionou
Quem também festeja o resultado das urnas é o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, líder do PSDB no RN. O partido foi um dos mais prestigiados nessas eleições: saiu de 10 prefeitos eleitos em 2016 para 31 agora em 2020.

Desempenho
Segundo Ezequiel, os candidatos do PSDB tiveram grande desempenho, com crescimento “gigante do PSDB em todas as regiões”.

História de amor
Uma história que transforma histórias. Com esse slogan, o Hospital Infantil Varela Santiago está nas ruas com uma nova campanha publicitária em comemoração aos seus 103 anos. Produzida pela agência Bossa, em parceria com a Megalume e o fotógrafo Humberto Lopes, a campanha conta a história da instituição.

Balanço
Professor Carlos André, diretor de expansão da rede Inspira para o Nordeste, e Fabrício Alves, diretor de expansão para o Norte, participaram de reunião da cúpula do grupo Inspira, onde foi definido o planejamento para novas aquisições da rede em 2021. Durante o encontro, foi apresentado um balanço do trabalho realizado este ano, com destaque para aquisição do Over e do Contemporâneo, ambos em Natal.

Vitórias
O deputado fez questão de citar as vitórias de Álvaro Dias, reeleito em Natal com ampla margem de votos em primeiro turno; de Dr. Tadeu, prefeito eleito de Caicó; e de Dr. Tiago Almeida, prefeito eleito de Parelhas. Os dois últimos obtiveram a maior votação da história dos seus respetivos municípios.

Abstenções
Ainda na Assembleia Legislativa pós-eleição, os parlamentares comentaram a respeito do baixo índice de abstenção no Rio Grande do Norte no dia da votação do último domingo. O Estado teve o quarto menor índice do País, segundo dados oficias do TSE.

Motivos
O ministro do STF Edson Fachin determinou ontem que o presidente Jair Bolsonaro dê explicações “com a máxima celeridade” sobre a nomeação de reitores que não estavam entre os mais votados nas listas tríplices para as universidades federais.

Cenário
No RN, há dois casos que têm gerado repercussão: na Ufersa e IFRN. Para a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Bolsonaro nomeou Ludimilla Oliveira, que ficou em terceiro na lista tríplice. Para o IFRN o presidente escolheu como reitor pro tempore Josué Moreira, que sequer participou da disputa e é filiado ao PSL.

Autonomia
O pedido de Fachin atende requerimento da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pediu a anulação das nomeações destes reitores realizadas por Bolsonaro. A entidade argumenta que as nomeações de Bolsonaro atentam contra o princípio e a gestão democrática, o republicanismo, o pluralismo político e a autonomia universitária.

Potiguar na Moda
O Brasil Eco Dashion Week, principal semana de moda do Brasil, terá presença potiguar. O desfile do paranaense Enéas Neto tem calçadas do designer Jailson Marcos, do Rio Grande do Norte, radicado em Recife e queridinho de artistas como Carlinhos Brown. A união se deu através do ABZ Lab – conexão criativa idealizada por Augusto Bezerril.

Mais
Aliás, o selo ABZ Lab está também no documentário “Geová – Mundo em Recriação”, que faz parte da mostra de ‘fashion filmes’ do Brasil Eco Fashion e marca a estreia do jornalista potiguar kerginaldo Gadelha como roteirista. Vale conferir!

Rápidas

The Crown: O príncipe Charles se enfureceu com a sua imagem retratada na série da Netflix que está dando o que falar. Segundo o El Pais Brasil, “fontes próximas ao herdeiro do trono britânico” denunciam que a geradora de streaming “tenta ganhar dinheiro criando uma versão da história e abrindo feridas que ainda não cicatrizaram”.

Deixa morrer: Segundo o Estadão, o Ministério da Saúde espera crescimento de mortes para agir contra ‘2ª onda’ de covid. “Segundo relatos feitos ao Estadão, o alerta somente será disparado quando houver alta consistente no número de óbitos”, diz reportagem.

O jornalista do UOL Kennedy Alencar analisou: “Brasil segue passos dos EUA para ‘tempestade perfeita’ de covid no Natal”. Ele considera que “ao longo de 2020, o Brasil tem sido uma espécie de espelho com efeito retardado do que ocorre nos Estados Unidos”. “Os dois presidentes, Donald Trump e Jair Bolsonaro, agravaram os efeitos da pandemia com negacionismo científico e incompetência administrativa”.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.