BUSCAR
BUSCAR
Política potiguar
Reforma avança
Redação
10/06/2020 | 03:17

A Comissão de Finanças da Câmara de Natal volta a se reunir nesta quarta-feira (10). Um dos projetos que devem entrar em pauta é a reforma da Previdência Municipal. O relator da proposta é o vereador Maurício Gurgel (PV), que deve apresentar seu parecer logo mais à tarde. Ele antecipa à coluna que não vai propor emendas, ou seja, mudanças no texto original. Pelo menos não agora. Isso deve ficar para o plenário, para não atrasar as discussões – o Município tem até 31 de julho para aprovar a proposta e o texto ainda tem de passar por outras duas comissões. A reforma é superficial, mas mexe no bolso dos servidores. O texto eleva a contribuição dos servidores à Previdência de 11% para 14%.

CPI e palanque eleitoral

Sempre assertivo em seus discursos, o deputado estadual José Dias (PSDB) foi direto ao ponto ontem, ao defender a suspensão dos trabalhos da CPI da Arena das Dunas. “Estão querendo palanque por conta de uma eleição municipal”, afirmou o deputado, em provável referência ao fato de que se avizinhava, no âmbito da comissão, um embate entre o deputado Allyson Bezerra (Solidariedade) e a prefeita de Mossoró, a ex-governadora Rosalba Ciarlini.

De olho na vice

Interlocutores de Fátima Bezerra preveem que pelo menos três grupos políticos vão reivindicar a vaga de vice na chapa da governadora a reeleição, em 2022. São eles o PCdoB, que tem o atual vice, Antenor Roberto; o PSDB, do presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira; e o PL, do deputado federal João Maia.

Prós e contras

Leal à governadora, o PCdoB é favorito, mas pesa contra a legenda o fato de não ter assento na Assembleia Legislativa.

Possibilidade remota

Está quase superada a possibilidade de Fátima apoiar o deputado estadual Hermano Morais (PSB) para prefeito de Natal este ano. A história de 2012 vai se repetindo. Naquele ano, a tentativa de aproximação foi frustrada e, no segundo turno da eleição, o PT apoiou Carlos Eduardo Alves, que venceu.

Tiro no pé

Adiantar feriados para forçar o isolamento social é uma boa estratégia, desde que venha acompanhada de fiscalização para que não se transforme em um tiro no pé. Em outros locais em que a medida foi adotada, como São Paulo, o feriado prolongado foi pretexto para que os paulistanos descessem a serra rumo à Baixada Santista.

Deputado com Covid

O deputado estadual Nélter Queiroz (MDB) testou positivo para a Covid-19. O estado de saúde do parlamentar é bom, estável e ele se recupera em isolamento domiciliar, como recomendam as autoridades de saúde. A coluna deseja pronta recuperação ao parlamentar e os demais doentes.

Questionamentos

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, tem sido criticado por aparecer na propaganda institucional que o Município está veiculando no horário nobre da TV Globo. Houve quem advertisse o prefeito de que a prática poderia gerar questionamentos, sobretudo em ano eleitoral.

Fiscaliza-RN I

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (Lais) criou, em parceria com o Ministério Público Federal, uma plataforma (Fiscaliza-RN) para que o Governo do Estado e as prefeituras potiguares prestem contas de receitas e despesas movimentadas durante a pandemia da Covid-19. A ferramenta também conta com espaço destinado ao cidadão, para fiscalizar e fazer denúncias.

Fiscaliza-RN II

Um curso online vai capacitar representantes das prefeituras sobre o manuseio da plataforma. Contudo, nem todas as prefeituras indicaram os seus representantes. Isso deve ser feito o quanto antes. Dúvidas no telefone 99984-8190.

Av. Hermes da Fonseca, N° 384 - Petrópolis, Natal/RN - CEP: 59020-000
Redação: (84) 3027-1690
[email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.