BUSCAR
BUSCAR
Opinião
Confira a coluna de Alex Viana desta terça-feira 24

24/11/2020 | 05:30

FAKE NEWS I
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, sancionou uma lei que institui no calendário oficial da cidade a Semana Municipal de Enfrentamento e Combate à Disseminação de Informações Falsas, as chamadas fake news.

FAKE NEWS II
A campanha deverá ser realizada anualmente na última semana de abril, em alusão à data em que foi sancionado o Marco Civil da Internet no Brasil, em 2014. A lei é de autoria da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) e já tinha sido aprovada pela Câmara Municipal.

SÃO FRANCISCO I
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira 23 que o governo estuda uma alternativa para operar e manter o sistema da transposição do Rio São Francisco. A declaração foi feita na página oficial do mandatário depois que o jornal Folha de S.Paulo publicou que o governo federal planeja privatizar os serviços.

SÃO FRANCISCO II
Bolsonaro disse que “a parceria com a iniciativa privada não é uma privatização”. Afirmou, ainda, que o governo não desistirá “das decisões sobre o uso da água e do patrimônio”.

ALIANÇA PELO BRASIL I
O presidente disse ontem também que espera conseguir criar o partido Aliança pelo Brasil até março de 2021. O projeto foi uma alternativa encontrada pela família Bolsonaro e por aliados depois do rompimento com o PSL.

ALIANÇA PELO BRASIL II
“Não é fácil formar um partido hoje em dia. A gente está tentando, mas, se não conseguir, a gente em março vai ter uma nova opção”, declarou a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

INDIFERENÇA I
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, afirmou ontem que “o perigo do prosseguimento da corrupção é o perigo da indiferença”.

INDIFERENÇA II
“Além de subverter a lógica e os valores republicanos, pela eliminação das fronteiras entre o público e o privado, o potencial devastador da corrupção se amplia devido a sua associação com diversos outros crimes e atividades ilícitas tais como homicídio, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, armas e munições, terrorismo e crimes contra a administração pública”, declarou o ministro.

USO EMERGENCIAL
A Universidade britânica de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca devem pedir ao governo brasileiro autorização para uso emergencial da vacina contra covid-19 desenvolvida por ambas. A vacina ainda está em fase de testes. Apresentou eficácia de 90% em estudos preliminares. Cabe à Anvisa autorizar ou não o uso da substância na população.

AUXÍLIO
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o auxílio emergencial deverá ser extinto no fim do ano com o recuo dos casos de covid-19 no Brasil. “Os fatos são que a doença cedeu bastante e a economia voltou com muita força. Do ponto de vista do governo, não existe prorrogação de auxílio emergencial”, afirmou o ministro, em evento virtual organizado pela Empiricus.

DIÁLOGO ABERTO I
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta segunda-feira que não superou os desentendimentos com o ex-presidente Lula, com quem se encontrou em setembro. Disse, porém, que a conversa serviu para a retomada do diálogo.

DIÁLOGO ABERTO II
“Nós conversamos depois de quase dois anos de desentendimentos profundos. Não superamos os desentendimentos, mas restauramos o diálogo. Ele me convidou para conversar e acho que política a gente faz conversando, dialogando, mesmo que eu tenho entrado com as mesmas ideias e saído com as mesmas convicções e ele, certamente, entrou com as mesmas convicções que saiu”, afirmou Ciro, em entrevista à Rádio Jornal Pernambuco.

ACUSAÇÃO DE ESTUPRO
Uma modelo de 22 anos acusou o senador Irajá Silvestre Filho (PSD-TO) de estupro. Em depoimento à polícia, a moça relatou que foi abusada em um flat no bairro Itaim Bibi, na região Sul de São Paulo. Irajá é filho da também senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO). Em nota divulgada nesta segunda-feira, o senador classifica o episódio de “maldoso e traiçoeiro”. Ele compareceu à delegacia que apura o caso e se colocou à disposição para se submeter a exame de corpo de delito e toxicológico.

Sede: Av. Hermes da Fonseca, 384 – Petropolis – Natal – RN – Cep. 59020-000
Telefone: (84) 3027-1690 / 3027-4415
Redação: (84) 98117-5384 - [email protected]
Comercial: (84) 98117-1718 - [email protected]
Copyright Grupo Agora RN. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização prévia.