Ela é, por definição, potiguar e gaiata. Do alto de seus 1,55 m, SOFIA OLIVEIRA, 26, mais conhecida por Soso, é alguém que conquistou os natalenses – e além – por seu jeito espontâneo, divertido e bastante avoado nas redes sociais. Começou na internet completamente sem querer. Elétrica e brincalhona, criou em 2016 um perfil para “tirar onda com os amigos”. Mas em 2020, na pandemia, com muita gente em casa por conta do isolamento, as pessoas passaram a assistir mais e compartilhar seu conteúdo. Dava dicas de promoções on-line, mostrava seu dia a dia e, quando o comércio flexibilizou, começou a receber propostas de trabalho. No início, tentou conciliar com a carreia na publicidade, mas logo percebeu que devia se dedicar ao papel de influenciadora. Mergulhou de cabeça, como é de sua característica, e arriscou trocar o certo pelo duvidoso, indo até contra a opinião familiar. Funcionou. Atualmente, mantém contratos com empresas locais e marcas nacionais, que escolhe com muito critério para indicar e postar, em respeito aos seguidores, que confiam nela. Apesar da seriedade, leva a vida com leveza, rindo e se divertindo em todos os momentos. Tanto que, quando está quieta, logo todos estranham. De família numerosa e agregadora, sempre foi de fácil convivência. Há cinco anos deixou de ser sedentária e se apaixonou pelas atividades físicas, é da turma do triathlon, esporte que condiz com sua enorme vitalidade.
Quem é Sofia?
Bom, eu sou uma jovem de 26 anos, formada em publicidade e propaganda pela UFRN. Desde muito nova tenho uma veia artística e sempre me envolvi atividades como teatro, dança, desenho e em apresentações na escola. Consumia e até hoje consumo muita cultura pop e adorava fazer apresentações com essas minhas referências para minha família. Sempre fui desinibida e engraçadinha, e hoje essa personalidade contribuiu muito para o meu trabalho.

Quando se percebeu influenciadora?
Até hoje eu acho que não tenho total noção da dimensão do meu trabalho. Eu brinco com os seguidores que eu posto como se ali fosse o meu “querido diário”, porque eu não tenho muita frescura nem filtro. Me posto toda descabelada, mas também toda arrumada. Posto as bobeiras e realidades da vida e acho que isso me conecta muito com meu público, o que faz eles confiarem e consumirem o que eu indico. Mas, consigo me visualizar influenciadora quando vejo os números comprovando. Valores que vendo para as lojas; metas batidas; produtos esgotados nas lojas locais… é muito surreal e uma responsabilidade enorme.
Como define seu atual momento de vida?
Sinceramente, esse foi muito o meu ano. Eu tinha muitas expectativas para 2025 e elas foram cumpridas, mas ainda tenho muitas metas e sonhos. Acho que a maior realização desse ano foi noivar com o amor da minha vida (Gabriel Furtado) e poder dar início a um grande sonho: a minha família. Ambos estamos em uma fase muito legal de crescimento no trabalho, então nos compreendemos e nos apoiamos muito. Pude trabalhar com marcas potiguares que consumo e admiro e também com marcas nacionais. Estou feliz!
O que as redes te trazem de melhor?
Além de poder trabalhar com algo que de fato eu amo, eu adoro a minha conexão com o público e um carinho indescritível dos meus seguidores comigo. Noivei recentemente e o tanto de mensagens lindas que recebi no meu perfil foi surreal. Esse é um exemplo de como eles torcem por mim como se estivessem torcendo por uma amiga próxima e isso me faz realizada na minha profissão. Eu amo poder me comunicar e poder contribuir de alguma forma na vida deles: seja com uma risada em um dia difícil, uma dica, uma palavra amiga, enfim…
Qual o lado ruim da exposição?
O que eu posto ali é apenas um recorte da minha vida, é o que eu escolho mostrar e nem sempre as pessoas entendem isso e criam suposições que não condizem com a realidade, justamente por que elas estão vendo aquela pequena parte da minha vida. Então, às vezes você é mal entendida, mas faz parte. Não tem como agradar nem mostrar todo mundo a sua verdade, mas eu não quero nem preciso. Muita terapia!
O que você acha vai ocorrer com as influenciadores no futuro ?
Eu acho que os influenciadores ainda tem uma gama enorme de possibilidades nesse mundo tão dominado pelas redes sociais, porém nós temos que nos adaptar e acompanhar o comportamento do público, assim como uns anos atrás as blogueiras precisaram se adaptar ao novo formato das redes. Basicamente: não pode engolir mosca! É uma profissão que dá um bom retorno financeiro, basta você acompanhar e ser honesto com o seu público.
Qualidades e defeitos, quais os principais?
Minha principal qualidade é que eu sou muito determinada e esforçada pelas coisas que eu almejo. Quando eu quero algo, tenho alguma meta, eu vou com tudo. O meu defeito é que sou muito métodica e gosto das coisas do meu jeito, mas na vida adulta a gente aprende que o mundo não gira ao nosso redor.
SAIBA TUDO
A festa Ex-Marista Nunca volta a ocorrer em 2015, em sua 11ª edição, no pátio da escola. O evento marcado para 1º de novembro, com Eliane, Pedro & Erick, Brasas do Forró, Quarteto Linha e Gota Elétrica, vai apresentar neste final de semana a camisa oficial.
O “1º Guia Prático sobre Prevenção do Câncer do Colo Uterino na População LGBTQIAPN+” está disponível gratuitamente para download no site oficial do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde da Mulher da UFRN.
Natal vai ganhar no próximo dia 21 de outubro o Primeiro Centro de Posicionamento Pessoal e Profissional do País, o CPTrês. Idealizado pela expert Mariana Avelino. É o local que vai ensinar e contribuir para redefinir o modo como as pessoas se posicionam e são percebidas.
Hoje no Tábua de Carne da Via Costeira tem o Expo Café me Conecta, das 9 às 11h, proporcionando conexões, ideias novas e muito conteúdo de valor, num bate papo com profissionais reconhecidos em suas áreas. Tudo idealizado por Nelson Ribeiro.
Ainda tempo de aproveitar hoje e amanhã a programação do 8º Festin (Festival de Teatro para Infância de Natal), com programação no Teatro Alberto Maranhão, Sesc Cidade Alta e no Praia Shopping. Evento da Idearte com curadoria de José Neto Barbosa.
HAPPY BIRTHDAY
Augusto Maranhão, Nilo Henrique, Nadyne Pontual, Patrícia Luz e Hugo Feenandes
DOMINGO
Leila Dourado, Karina Bezerra,Belva Cirne, Virgínia Sales, Emiliana Teixeira, Alexandra Flor, Marilia Cunha Lima e Rodrigo Lira.
SEGUNDA
Simone Farret, Nevinha Diógenes, Fausi Chacra, Mauríceia Cavalcanti, Viviane Sagres, Fred Alecrim, Laudemir Araujo, Larissa Luana Galvão Câmara. E o primogênito da coluna, João Arthur Medeiros