BUSCAR
BUSCAR
William Robson

Tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel voltam a quebrar e pacientes são levados a Parnamirim

Confira a coluna de William Robson desta quarta-feira 12
William Robson
12/11/2025 | 05:40

A área da saúde enfrenta diversos problemas em todo Estado. De superlotação à falta de medicamentos. Das greves com terceirizados aos equipamentos danificados. Nesta toada, a crise parece permanente no maior hospital do RN, o Walfredo Gurgel. Os dois tomógrafos estão mais uma vez sem funcionar. Os pacientes precisam fazer jogo de cintura, enquanto isso.

Quem necessitou de exames de imagem precisou ser deslocado para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim. É a terceira vez que isso acontece num intervalo de dois meses. Em setembro e outubro, a mesma situação.

Hospital Walfredo Gurgel 43 scaled e1738850809397 830x468.jpg
Tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel voltam a quebrar e pacientes são levados a Parnamirim - Foto: José Aldenir/Agora RN

Em entrevista à imprensa de Natal, o diretor do hospital, Geraldo Neto, explicou que os equipamentos precisam passar por renovação. Sabe-se que este problema, ocorrido por diversas vezes também em Mossoró em passado recente, é motivado por equipamentos que são utilizados à exaustão e com baixa manutenção. No Walfredo, a média é de quase 200 tomografias por dia, segundo o secretário de Saúde, Alexandre Motta.

A Secretaria de Saúde do Estado informou que aguarda a empresa para o conserto do tomógrafo e que já está nos planos a compra de um equipamento novo. Ainda sem data.

INTERCÂMBIO

Mossoró teve a aula inaugural do programa “De Mossoró para o Mundo”, organizado pela prefeitura. O programa, sancionado pelo prefeito Allyson Bezerra, vai abrir portas para experiências internacionais dos alunos. Ao final do curso de inglês, estudantes poderão participar de uma prova de proficiência para intercâmbio cultural no Canadá.

PROJETO

A deputada Divaneide Basílio (PT) aprovou nesta terça-feira 11 o projeto de lei que reconhece as Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte, coroando uma luta que envolveu artistas, mestres da cultura e movimentos populares que encheram as galerias da Assembleia Legislativa em um dia de celebração e memória.

FÁTIMA MIRA COP30

A governadora Fátima Bezerra participou nesta terça-feira 11, na Zona Azul da COP30, em Belém (PA), do painel “Recaatingamento e Bioeconomia do Semiárido: Sustentabilidade, Inovação e Justiça Territorial”, consolidando a metodologia do recaatingamento, que surge como metodologia de convivência com o semiárido que foca na recuperação de áreas degradadas.

EMENDAS

Durante a reunião da bancada federal do RN para definição das emendas ao orçamento de 2026, o reitor da Ufersa, Rodrigo Codes, destacou a prioridade para o complexo de saúde, com investimentos em infraestrutura que viabilize os novos cursos de Psicologia, já aprovado pelo MEC, e ainda os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, além da construção do hospital universitário.

HIP HOP

A Secretaria de Cultura de Mossoró abre nesta quarta-feira 12 as aulas gratuitas de “breaking bo” (hip hop) na Escola de Artes, que seguirão até o dia 27 de novembro, sempre às terças e quintas, das 13h às 15h. As inscrições podem ser realizadas na própria Escola de Artes, situada na avenida Alberto Maranhão, bairro Centro, e são abertas para crianças e adolescentes.

SEDE DA CÂMARA

Em sessão ordinária desta terça-feira 11, a Câmara de Mossoró aprovou o projeto de lei que autoriza a doação de um terreno da Prefeitura de Mossoró para a construção da sede própria do Poder Legislativo. A proposta, enviada pelo Executivo, foi votada em regime de urgência especial e aprovada por unanimidade entre os vereadores presentes.