O senador Rogério Marinho, pré-candidato a governador pelo PL, fez visitas em municípios do Seridó e do Agreste no fim de semana. A maioria delas sem andar no meio do povão, somente se reunindo com políticos em locais fechados.
Uma fonte da Coluna Opinião revelou que Rogério já sente a popularidade do nome do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que ultrapassou Mossoró e região Oeste. Uma pesquisa interna rodou circulando no WhatsApp de vários políticos. A pesquisa ouviu 2 mil eleitores em 70 municípios do Estado. Não vamos divulgar o nome do instituto, pois a fonte pediu anonimato.

Allyson lidera na espontânea, apesar de 63% não ter respondido. Na estimulada, chegou a 35,5% em um cenário com Natália Bonavides (16,8%), Álvaro Dias (11,2%) e Rogério Marinho (11,2%). Walter Alves teve 6,7% nessa simulação. Quando só colaram um cenário de Allyson, Rogério e Walter, o prefeito de Mossoró disparou com 44,2%.
O senador do PL teve 16,8% e o vice-governador chegou a 11,8%. Quando tiraram Rogério e colocaram Álvaro, o ex-prefeito teve 15,7%, o vice do MDB chegou a 13,8%, mas o jovem prefeito do União Brasil disparou com 44%. Substituindo Walter por Natália, a petista foi a 20,3%, e Rogério, a 15,5%. Mas, Allyson teve 41,5%. Rejeição: a de Allyson foi a mais baixa. Natália chegou a 35% e Rogério a 30,9%. Não votariam em Álvaro 24,5% e em Walter, 20,2%.
Sem pesquisa
Por essa e outras razões, Rogério não defende o critério de pesquisas para escolher um só candidato a governador pela oposição. Ele sabe que Allyson Bezerra vence qualquer nome hoje.
Guerreira
Ontem, amigos e familiares da saudosa ex-governadora Wilma de Faria celebraram missa em ação de graças pela memória dos seus 80 anos, idade que ela completaria se fosse viva. A celebração aconteceu no fim da tarde na Igreja de Santa Teresinha, no bairro Tirol.
Wilma foi deputada federal, três vezes prefeita de Natal, duas vezes governadora, vice-prefeita e morreu vereadora. Wilma faleceu em 15 de junho de 2017, aos 72 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos, condição que se agravou após uma luta de dois anos contra um câncer no sistema digestório.
Mudando
Quem conversa com o deputado federal Robinson Faria (ainda no PL) já nota que ele não quer mais assinar a ficha do Republicanos. O ex-prefeito Álvaro Dias renovou a comissão do partido no RN até 2026 sem colocar sequer um aliado de Robinson. O ex-governador já foi sondado pelo deputado federal João Maia para ingressar no PP. Até o ex-deputado Fábio Faria já conversou com o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, seu ex-colega de ministério no Governo Bolsonaro.
Aguardando
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, levou a família para morar em São Paulo. Os filhos foram matriculados e estão estudando lá. Filiado ao PSD, Carlos Eduardo continua aguardando assumir um cargo no Governo Tarcísio de Freitas, por indicação e promessa do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que é secretário estadual de Governo e Relações Institucionais.
Calada
A vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos), aliada do ex-prefeito Álvaro Dias, evita declarações. É que ela era a coordenadora da transição e prometeu divulgar tudo sobre dívidas após a conclusão dos trabalhos.
A Prefeitura do Natal acumula um débito previdenciário significativo, com R$ 242,4 milhões parcelados junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Os precatórios pendentes somam aproximadamente R$ 730 milhões, referentes a decisões judiciais que obrigam a Prefeitura do Natal ao pagamento de credores.
Greve
A frente da Governadoria foi o local escolhido pelo Sinte-RN para a assembleia em que professores e funcionários da educação vão definir nesta quarta-feira 19 se entrarão em greve na rede estadual. O Governo Fátima Bezerra já tomou conhecimento. Os dirigentes reclamam da secretária Socorro Batista (Educação), com quem tiveram na semana passada.