BUSCAR
BUSCAR
William Robson

Rogério Marinho insiste em anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro

Confira a coluna de William Robson deste sábado 11
William Robson
11/10/2025 | 05:00

O senador Rogério Marinho (PL), em sua realidade paralela, não muda o disco. Volta a falar na anistia para os golpistas, levando-se em conta que, na real, intenta livrar a pele do ex-presidente condenado Jair Bolsonaro (PL). Nos seus devaneios, fez discurso durante uma pequena manifestação em Brasília, e afirmou que “estamos nas ruas para dizer aos senhores parlamentares que o Brasil quer a anistia já”. É aí onde a situação aponta para a gravidade de um circo de horrores: o Brasil sequer fala no assunto, senador!

Pesquisas neste sentido embasam a realidade concreta. Na Quaest, divulgada esta semana, o percentual de brasileiros contrários a qualquer tipo de anistia aumentou. Segundo o levantamento, passou de 41% para 47% a fatia da população que é contrária a qualquer tipo de anistia. Menos de 35% querem o perdão.

rogerio marinho
Rogério Marinho insiste em anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro - Foto: Reprodução

Ou seja, Marinho insiste em algo que não comove a sociedade brasileira. Pelo contrário, há sensação de normalidade institucional quando o STF decidiu pela condenação daqueles que tentaram golpear a democracia. Agora, o senador potiguar faz peregrinação para pedir impunidade a eles. Ainda tentou relativizar o episódio de 8 de janeiro, ao dizer que o movimento quer “os inocentes liberados” e “os encarcerados livres” e que toda a quebradeira aos prédios dos três poderes se deveu a “uma eleição injusta e desequilibrada” e de um “desejo legítimo de mudança”. Realmente, Marinho vive uma realidade paralela.

“CONTINUO PREFEITO”

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, disse que continua prefeito em janeiro. Em entrevista ao radialista Joãozinho GPS, da Rádio Difusora, afirmou que não deve antecipar a renúncia para disputar o Governo do Estado. “Vou continuar prefeito em janeiro”, disse.

ALLYSON NA CHINA

De olho nas tecnologias emergentes em termos de cidades sustentáveis, o prefeito Allyson Bezerra viaja na próxima semana para a China, a convite do União Brasil. Segundo ele, a intenção é conhecer projetos em três cidades que possam ser replicados em municípios administrados pelo partido, como Mossoró.

CORINA E O BOLSONARISMO

A vencedora do Nobel da Paz 2025, María Corina Machado, tem forte proximidade com a direita bolsonarista no Brasil. A líder da oposição venezuelana chegou a participar de audiências no Senado a convite de extremistas e manteve frequentes contatos políticos com o ex-ministro de Bolsonaro e senador Sérgio Moro. Ela também já rasgou elogios ao partido extremista espanhol Vox. Agora, dedicou o prêmio ao Trump.

PASSE LIVRE

O vereador Thiago Marques (Solidariedade) destacou, em sessão esta semana na Câmara, o envio, por parte do Executivo, do projeto “Passe Livre”, que garante transporte público gratuito para estudantes residentes em Mossoró. “Sendo aprovado, estudantes que residem em Mossoró poderão se deslocar de forma gratuita. Isso representa um avanço para a educação da nossa cidade.”, afirmou.

PAPANGU EM ENTREVISTA

A banda paraibana Papangu, um dos mais importantes nomes do rock da atualidade no Brasil conversou com este colunista para o site Bolsa de Discos (bolsadediscos.com.br). Vitor Vespa (a metralhadora por trás da bateria) e o versátil Rodolfo Salgueiro (piano, órgão, sintetizadores, triângulo, voz e backing) detalharam o experimentalismo nos dois álbuns lançados e as expectativas em torno do show no festival Lollapalooza em 2026. Aproveite e escute o novo disco “Lampião Rei”.

EDITAL DA 304 LANÇADO

Enfim, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou o aviso de licitação referente ao primeiro lote das obras de duplicação da BR-304. O aviso destaca que o edital na íntegra, com o detalhamento necessário para que as empresas participem da concorrência, estará disponível a partir da próxima sexta-feira 17. Vamos aguardar.