Após um dia de suspense, o deputado federal General Girão anunciou ontem, em coletiva à imprensa, seu apoio a pré-candidatura de Paulinho Freire (União Brasil) para a Prefeitura do Natal. O prefeito Álvaro Dias levou para o evento sua indicada do Republicanos a vice, Joanna Guerra. Até o ex-senador José Agripino Maia, dirigente regional do União Brasil, foi prestigiar.
Girão foi o deputado da direita mais bem votado da capital potiguar, com mais de 30 mil votos. Só perdeu para Natália Bonavides (PT), que chegou aos 52 mil votos em Natal.
Mas… dois outros bolsonaristas também tiveram grandes votações em Natal e até agora não se posicionaram. Os deputados Sargento Gonçalves (federal) e Coronel Azevedo (estadual) não foram à coletiva. E até agora não se manifestaram.
Do PL, apenas o senador Rogério Marinho e, agora, General Girão. O PL abriu mão da vice para a chegada do grupo do prefeito Álvaro Dias. Paulinho terminou reunindo o maior palanque dos últimos anos já visto numa eleição da capital.
GESTO
Ninguém sabe ainda se a presença de José Agripino na declaração de apoio de General Girão ao União Brasil terá alguma retribuição ao PL. Em Parnamirim, a vice-prefeita Kátia Pires garante à oposição que leva o União Brasil para onde quer. E já andou negociando com Professora Nilda (Solidariedade), adversária do grupo dos deputados Taveira Júnior e Benes Leocádio, o estadual e federal do União Brasil mais votados de Parnamirim.
PRESENÇA
Quem esteve no anúncio ontem de General Girão a Paulinho Freire foi o comunicador Salatiel de Souza, pré-candidato do PL a prefeito de Parnamirim. Se antes ou depois houve alguma conversa de Agripino com ele, não vazou nada. Mas, o PL estadual ainda aguarda um gesto do União Brasil. Querem a sigla aliada ao PL, mesmo liberando a posição pessoal de Kátia e Carol Pires.
CANDIDATA?
Mesmo já tendo fechado apoio a Professora Nilda em Parnamirim, Kátia Pires fez um vídeo e postou em suas redes sociais chamando de “fake news” a informação de que ela vai retirar a candidatura a prefeita. Até quando Kátia acha que engana os grupos políticos e os pré-candidatos do União Brasil? Será que essa pré-candidatura passa deste mês? Chega ao São João? Ou beira as convenções no fim de julho?
AJUDA OU ATRAPALHA
Todo mundo sabe que José Agripino Maia não gosta do senador Rogério Marinho, líder do PL no Estado. Também não gosta dos radicais bolsonaristas. Ontem na coletiva, no terreiro da direita, Agripino, como ex-prefeito de Natal, ex-governador e ex-senador, frisou que Paulinho é candidato de “centro”. Como?
REELEIÇÃO
O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França (PSDB), decidiu não aceitar convite de ser vice e saiu de vez da disputa pela prefeitura. Wolney anunciou que vai tentar mais um mandato de vereador e ficará no grupo liderado pelo prefeito Rosano Taveira (Republicanos).
RAVENGAR
O ex-deputado Carlos Augusto Rosado, marido da ex-governadora Rosalba Ciarlini, recebeu alta hospitalar nas últimas horas. Ele estava internado no Hospital do Coração. Carlos Augusto e Rosalba ficarão alguns dias ainda em Natal. A internação foi provocada por uma forte anemia.
ESPLANADA
Aliados do presidente Lula (PT) dizem que o petista deve fazer novas trocas na Esplanada dos Ministérios até o fim do ano, após as eleições municipais de outubro. Será que o Rio Grande do Norte ganharia algum espaço importante? Perdemos recentemente a presidência da Petrobras. No Governo Bolsonaro, havia dois ministros potiguares: Fábio Faria (Comunicações) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional).