O ex-senador José Agripino Maia deu, nesta semana, o pontapé em busca da união do União Brasil no Rio Grande do Norte.
Hoje o partido vive um racha silencioso em duas alas. O deputado federal e prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, tem compromissos com os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) para 2026. Já Agripino conseguiu aglutinar o deputado federal Benes Leocádio em torno de projetar o prefeito Allyson Bezerra como candidato a governador em 2026 pela legenda. O quarteto teve em Brasília uma conversa política para tentar unificar as opiniões. Paulinho, bem ao seu jeito pacífico, evita incentivar o nome de Allyson para governador. Ele sabe que, além de Rogério Marinho, o prefeito Álvaro Dias também tem interesses.
Nesta quarta-feira 11, aconteceu a festa de fim de ano do União Brasil. Durante o jantar, realizado em um restaurante em Brasília à beira do Lago Paranoá, o ritmo era ao som da dupla sertaneja Enzo e Rafael. O evento virou uma espécie de ato de defesa da candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a presidente em 2026. Caiado se lançará ao Planalto em março de 2025, em Salvador (BA). E combinou de percorrer o País.
Além de Agripino, Paulinho, Allyson e Benes, a festa reuniu o presidente do partido, Antonio de Rueda, o vice da sigla, ACM Neto, os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), e os líderes Efraim Filho (PB), do Senado, e Elmar Nascimento (BA), da Câmara. Até mesmo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), marcou presença.
REGABOFE
Enquanto a dupla sertaneja cantava, Agripino, Benes e Allyson tentavam encantar o União Brasil para ter candidato próprio a governador no Rio Grande do Norte. Todos os convidados da festa puderam degustar um cardápio que incluía risoto de tomate seco, camarão, salmão e uma variedade de salames. Para beber, era oferecido cerveja, uísque, espumante Garibaldi Vero Brut e vinho chileno Perez Cruz Gran Reserva Cabernet Sauvignon.
SEM ALARDE
Até o fechamento da Coluna Opinião, apenas o ex-senador José Agripino Maia tinha postado fotos nos stories e no feed do seu Instagram. Ele sempre posta imagens de encontros e reuniões que gosta de repercutir. Quando não quer chamar holofotes, evita postagens. Já os prefeitos Paulinho (Natal) e Allyson (Mossoró) não postaram nenhuma imagem da reunião do quarteto, nem da festa. Mesma coisa seguiu Benes Leocádio.
NORDESTE
Defendendo pautas prioritárias do Nordeste, a governadora Fátima Bezerra abriu ontem a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, colegiado que presidiu desde o início do ano. Da região, vieram os governadores Jerônimo Rodrigues (Bahia), Rafael Fonteles (Piauí), Elmano Freitas (Ceará) e Priscila Krause (vice-governadora de Pernambuco), além de Felipe Cordeiro (chefe do Gabinete Civil de Alagoas). João Azevedo (Paraíba) acompanhou virtualmente.
BNDES
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, concedeu entrevista coletiva à imprensa ontem, no Hotel Holiday Inn, após a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, em Natal. Foram assinados acordos de cooperação técnica com o BNDES para preservação da Caatinga; contrato destinado a levar internet banda larga para favelas nos nove estados da região e lançado o edital Sertão Mais Produtivo, em parceria com a Petrobras, para seleção pública de projetos de empreendimentos coletivos de agricultura familiar no semiárido brasileiro visando à produção de alimentos saudáveis e geração de renda.
DERRUBADO
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa derrubou ontem a emenda encartada na Comissão de Fiscalização e Finanças, mantendo o projeto original do Governo que prevê o reajuste do ICMS para 20%. A matéria segue agora para análise final no plenário. A votação na CCJ contou com cinco votos favoráveis ao relatório da deputada Isolda Dantas (PT). Além da petista, também se posicionaram dessa forma os deputados Kleber Rodrigues (PSDB), Vivaldo Costa (PV), Ubaldo Fernandes (PSDB) e Hermano Morais (PV). Apenas um deputado, Adjuto Dias (MDB), foi contra.