Candidato apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e por 20 vereadores, além de deputados e dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), Paulinho Freire (União Brasil) agora precisa mostrar fôlego e chegar, até o fim deste mês, na faixa dos 30% de intenção de votos. Até agora, o máximo que ele conseguiu foi chegar na casa dos 20% nas pesquisas.
Mesmo assim, neste cenário, caso Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante) juntos não tenham 20% no 1º turno, Carlos Eduardo (PSD) pode ser eleito já no dia 6 de outubro, sem 2º turno.
Para ter 2º turno, Paulinho terá de chegar até o dia 31 de agosto beirando os 30% em todas as pesquisas, e não só em algumas. Dia 16, começa a campanha de rua e na internet. Ou seja, os candidatas poderão fazer trabalhar, entre 8h e 22h, com alto-falantes ou amplificadores de som, comícios e outras atividades de campanha.
TV E RÁDIO
O avanço da internet com o poder das redes sociais e o WhatsApp hoje é muito alto. Em certas coisas, até mais que rádio ou tv. O horário eleitoral na TV e no Rádio só começa a partir do dia 30 de agosto e vai até 3 de outubro. Mas, no Instagram, You Tube, Faceboock e outras redes, é permitido propaganda eleitoral já no dia 16. Inclusive poderá haver divulgação paga ou impulsionada na internet.
ENQUETES
Passadas as convenções, no dia 16 deste mês, não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral e caberá o exercício do poder de polícia contra a sua divulgação (Lei nº 9.504/1997, art. 33, § 5º, c.c. o art. 36 e Res.-TSE nº 23.600/2019, art. 23).
PASTORES
A chapa puro-sangue, Carlos Eduardo e Jacó Jácome, ambos do PSD circulou em encontro com 200 pastores e evangélicos, na Zona Norte de Natal. O ex-deputado Antônio Jácome e o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) participaram e falaram no encontro. Líder nas pesquisas, Carlos anda focado neste segmento religioso.
PROIBIDO
A Justiça Eleitoral proibiu a partir de hoje (6 de agosto), às emissoras de rádio e de televisão, em sua programação normal e em seu noticiário transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar a(o) entrevistada(o) ou em que haja manipulação de dados. Além de dar tratamento privilegiado aos candidatos, partido político, federação ou coligação, inclusive sob a forma de retransmissão de live eleitoral.
ESCOLAR
A governadora Fátima Bezerra reuniu ontem prefeitos que não concorrem à reeleição e representantes deles, para a entrega de 21 novos ônibus escolares a 14 municípios: Bodó, São Miguel do Gostoso, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Lagoa D’Anta, Florânia, Pedra Preta, Tibau do Sul, São Pedro, Pureza, Jaçanã, Parnamirim, Macaíba e Macau.
COBRANÇA
30 ex-presidentes da América Latina e da Espanha publicaram uma carta conjunta dirigida ao presidente Lula da Silva, pedindo que o Brasil adote uma posição mais enfática em defesa da democracia. Na nota, afirmam que a soberania popular da Venezuela foi “usurpada” e que o vencedor das eleições foi Edmundo González Urrutia, candidato da oposição ao presidente Nicolás Maduro.
MODERAÇÃO
O Google anunciou medidas para educação midiática e checagem de fatos ontem, em evento da empresa sobre iniciativas para combater desinformação nas Eleições 2024. O Google não forneceu informações concretas e detalhadas, quanto a moderação de conteúdo.