Como a Coluna Opinião já vinha divulgando, a partir da próxima semana, sexta-feira 30, começa o horário eleitoral de rádio e televisão. Além do bloco principal, os candidatos terão inserções exibidas nos comerciais de horário nobre tanto na TV como na programação das rádios. Na capital, o guia eleitoral sempre foi termômetro para impulsionar nomes. É nisso que apostam Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT), que têm mais tempo que Carlos Eduardo (PSD).
Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) definiu a distribuição do tempo dos programas para os candidatos à Prefeitura de Natal. Com a coligação que montou, Paulinho terá 5 minutos e 28 segundos, além de 1.609 inserções. O líder nas pesquisas, Carlos Eduardo, tem apenas 1 minutos e 1 segundo e somente 304 inserções. Natália Bonavides (PT) tem um tempo maior. A petista terá 3 minutos e 6 segundos, e de inserções 916 vinhetas. Rafael Motta (Avante) terá 22 segundos e 111 vinhetas.
SEM TEMPO
Os candidatos Heró (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) não terão tempo de propaganda na TV e no rádio pois seus partidos não atingiram os critérios de representatividade no Congresso Nacional.
LICENÇA
O deputado Adjuto Dias (MDB) vai se licenciar do mandato na Assembleia Legislativa para se dedicar às campanhas no interior. Será a partir de 1º de setembro, por 120 dias. Assim, a Assembleia Legislativa pode convocar o suplente, no caso o vereador de Mossoró Isaac da Casca, que recebeu 8.620 votos. Ontem, ele já comunicou à Câmara Municipal que vai se licenciar.
MULTA
A candidata a prefeita de Parnamirim Professora Nilda (Solidariedade) foi condenada ontem, pelo TRE-RN, por irregularidades e desobediência à legislação eleitoral, com uso de meio vedado e propaganda extemporânea.
TUDO EM CASA
Dentro das candidaturas únicas a prefeito no Estado, uma chama a atenção. Em Coronel João Pessoa, no Alto Oeste Potiguar, a chapa é formada por mãe e filha. A prefeita Fátima de Pachica (PSDB) e sua vice Mytsa Carla (Republicanos) concorrem à reeleição.
CASCA DE BALA
Paulinho Freire tem deixado notório que hoje é mais próximo do senador Styvenson Valentim (Podemos) que do senador Rogério Marinho (PL). Quem observa o feed do Instagram do candidato a prefeito de Natal vê várias imagens de parcerias com Styvenson. Em Brasília, ontem Paulinho apresentou novas propostas ao senador.
MOSSORÓ
A Justiça Eleitoral já deferiu as candidaturas de Allyson Bezerra (União Brasil) e Genivan Vale (PL). Falta a de Lawrence Amorim (PSDB). A assessoria jurídica do União Brasil impugnou a candidatura do tucano, alegando que condenações no Tribunal de Contas da União (TCU) relativas ao período em que foi prefeito de Almino Afonso o tornam inelegível. Em 2022, a Justiça deferiu Lawrence para deputado federal.
EMENDAS
O ministro Flávio Dino admitiu ontem que o acordo com o Congresso Nacional para a liberação das chamadas “emendas Pix” deverá ter julgamento definitivo pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Pelo acordo, a Câmara e o Senado terão dez dias para regulamentar o repasse das emendas.