BUSCAR
BUSCAR
Coluna

Juízes, procuradores e defensores iniciam ofensiva no Congresso contra PEC que limita supersalários

Confira a coluna de Opinião desta sexta-feira 6
Opinião
06/12/2024 | 07:16

Representantes de entidades ligadas à magistratura, ao Ministério Público e à Defensoria Pública em todos os níveis já iniciaram articulação no Congresso Nacional para derrubar o dispositivo da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de corte de gastos que pretende fechar brechas para o pagamento de supersalários no funcionalismo público.

A PEC 45 de 2024 integra o conjunto de três propostas do pacote de redução de despesas anunciado pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim de novembro.

Sessão do Congresso Nacional presidida pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD). Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / CP.
Sessão do Congresso Nacional. Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados / CP.

A alteração que incomoda essas carreiras está no primeiro artigo da PEC, que prevê a necessidade de uma lei complementar para autorizar pagamentos “de caráter indenizatório” acima do teto das remunerações do setor público. O teto equivale ao salário dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), de R$ 44 mil.

Nesta quarta-feira 4, o líder da bancada do PSB, deputado federal Gervásio Maia (PB), recebeu representantes da magistratura trabalhista e de outras carreiras reunidas no Frentas, que tem 11 entidades.

A reivindicação dos representantes do judiciário já é de ciência de integrantes do colégio de líderes da Câmara, grupo que, junto ao presidente Arthur Lira (PP-AL), fecha os acordos sobre as redações das propostas.

Até o momento, duas notas de teor semelhante foram divulgadas, colocando 15 entidades contra a aprovação da PEC.

O CLP (Centro de Liderança Pública) estima que a regulamentação do teto remuneratório possa poupar cerca de R$ 5 bilhões em todas as esferas, mas especialistas veem um potencial até maior, dada a profusão de penduricalhos.

PSB

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), deve assumir a presidência nacional do PSB em 2025. Atualmente, ele ocupa o cargo de vice-presidente do partido. Campos foi reeleito na capital pernambucana com 78,1% dos votos válidos. Filho do ex-governador Eduardo Campos (PSB), que esteve à frente do PSB por quase dez anos (2004-2015), integra o grupo mais jovem da legenda, junto com a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Ele foi escolhido como sucessor pelo próprio presidente do partido, Carlos Siqueira, cujo mandato termina em maio do próximo ano.

SAÚDE

A Secretaria Estadual de Saúde abriu um processo seletivo para contratar 262 profissionais. O processo será baseado na análise curricular, considerando escolaridade e experiência profissional. Os profissionais contratados vão trabalhar em áreas essenciais, como no novo 2º andar do Hospital Walfredo Gurgel, que enfrenta um quadro de grave superlotação.

INSTABILIDADE

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, admitiu na noite desta quinta-feira 5 que a relação do governo com o Congresso passa por uma “instabilidade”. O motivo, segundo Costa, é a insatisfação de deputados e senadores com as novas regras para emendas parlamentares. Ao citar a aprovação de requerimentos de urgência para análise do pacote de ajuste fiscal, Rui afirmou: “A votação reflete uma instabilidade por conta das emendas parlamentares e há uma insatisfação”.

PROJETO 2026

É destaque no portal Saiba Mais. Depois de oito anos à frente da Prefeitura de Jandaíra, na região do Mato Grande, com impressionantes 83% de aprovação da sua gestão, segundo pesquisa divulgada no final de julho pelo Instituto Seta, a prefeita Marina Dias Marinho é uma das apostas do PT do Rio Grande do Norte para ampliar sua bancada na Assembleia Legislativa. O partido conta, atualmente, com as deputadas estaduais Divaneide Basílio e Isolda Dantas e com o deputado estadual Francisco do PT, quem também é líder do governo Fátima Bezerra (PT).

MUDANÇA DE TOM

Após uma série de casos recentes de violência policial, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) admitiu nesta quinta-feira 5 que “tinha uma visão equivocada” sobre o uso de câmeras corporais na farda dos policiais militares e disse que hoje está “completamente convencido de que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial”. Ele acrescentou que não apenas vai manter o programa como o ampliará.

PRONUNCIAMENTOS

A CNB (Construindo Um Novo Brasil), tendência majoritária do PT, vai propor uma resolução no próximo sábado 7 defendendo, entre outras coisas, que o presidente Lula (PT) e seus ministros recorram mais a pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão. O objetivo é tentar melhorar a comunicação do governo com a população. O diretório do PT se reúne no fim de semana para tratar principalmente do calendário e regras para a sucessão no comando do partido.

JULGAMENTO DAS REDES

Para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, as big techs têm tecnologia suficiente para identificar contas falsas e barrá-las. O magistrado citou o captcha, um tipo de medida de segurança conhecido como autenticação por desafio e resposta, quando uma página pede que o usuário selecione imagens semelhantes, por exemplo.

Governadora prestigia encerramento da Festa de Santos Reis
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:40
Novos prefeitos declararam emergência administrativa e financeira
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 17:29
Sucessão na AMLAP gera polêmica
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 16:02
Praça dos Três Poderes recebe ato de recuperação e memória democrática
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:47
Felipe Alves prefere ser secretário a vereador
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 15:43
Felipe Alves toma posse no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão
Confira a coluna de Opinião desta quarta-feira 8
08/01/2025 às 13:38